NO AR AGORA

Rádio Santana FM

Itaúna, 16 de setembro de 2019

 

O dia 07 de setembro é considerado um dos marcos fundadores da história nacional e um momento importante para a memória coletiva do brasileiro e, por isso, deve ser celebrada. Atualmente, o 7 de setembro é um feriado nacional que é marcado por comemorações.

Em Itaúna, desde o início da manhã,  tradicionalmente acontece a passeata na Avenida Jove Soares, onde a população atenta acompanha o desfile  de diversas  instituições da cidade, entre elas  escolas da rede municipal, Tiro de Guerra, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, entidades assistenciais, e agremiações diversas, como Motoclube e Clube do Fusca.

Foi nesse dia, em 1822, que d. Pedro deu início a nossa trajetória como nação independente quando proclamou o grito da independência às margens do Rio Ipiranga, na atual cidade de São Paulo, após retornar de uma viagem a Santos.Neste local, o príncipe regente recebeu uma carta de um mensageiro. Nesta carta, a Corte portuguesa exigia obediência às ordens metropolitanas e seu retornou imediato a Portugal.

Foi neste momento que Dom Pedro proclamou a independência do Brasil, com o famoso grito: “Independência ou Morte!”. O fato histórico ficou conhecido nacionalmente como “O Grito do Ipiranga”. Com isso, o Brasil rompeu sua ligação com Portugal e consolidou-se como nação independente.