Fim de semana deve ser com Céu nublado e tempo chuvoso

11/02/2022 | Centro-Oeste

Maior potencial para chuvas volumosas deve ser entre sexta e sábado 12/2 – Foto Rádio Santana 

 

 

O tempo chuvoso e o céu nublado que marcaram os últimos dias no Centro-Oeste de Minas devem continuar entre sexta-feira (11) e domingo (13). O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta amarelo de chuvas intensas para a região, que vai desta sexta até a manhã de sábado 12/2.

 

De acordo com a climatologista Alcione Wagner, o maior potencial para chuvas volumosas entre sexta e sábado ocorre devido à influência da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), que está sobre a região.

 

“Uma frente fria localizada no Litoral Sudeste formando um corredor de umidade e também um cavado contribuem para instabilidade na região, que deve permanecer no domingo (13) com a desconfiguração gradativa da ZCAS”, complementa Alcione.

 

Devido à nebulosidade, as temperaturas devem ficar amenas e não passam dos 30ºC. A umidade relativa do ar fica entre 60% a 100%, o que contribui para a sensação de abafamento.

 

Alerta do Inmet

 

O alerta emitido pelo Inmet nesta sexta prevê chuvas entre 20 e 30 milímetros em uma única hora, ou então, 50 milímetros em um dia. As rajadas de vento devem devem chegar a 60km/h.

 

Há riscos de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos, descargas elétricas, enxurradas e transtornos no transporte rodoviário. As orientações do Inmet são:

 

  • desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia;
  • em caso de enxurrada ou similar, coloque documentos e objetos de valor em sacos plásticos;
  • em caso de situação de grande perigo confirmada: procure abrigo, evite permanecer ao ar livre;
  • obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

 

Previsão em algumas cidades

 

Itaúna 16°C – 27°C

Pará de Minas 16ºC – 27ºC

Divinópolis 15°C – 28ºC

Bom Despacho 17ºC – 28ºC

Nova Serrana 17ºC – 27°C

 

Fonte Climatempo/ Inmet/ G1 

 

 

 

Veja também