Fim de semana deve ser com pancadas de chuva e céu nublado

4/02/2022 | Centro-Oeste

Inmet emitiu um alerta laranja de chuvas intensas para a região – Foto Rádio Santana

 

 

O 1º fim de semana de fevereiro terá céu nublado e chance de pancadas de chuva típicas do verão nas cidades do Centro-Oeste de Minas. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de chuvas intensas para a região, que vai desta sexta-feira 04/2 até a manhã de sábado 05/2.

 

O professor de geografia Rafael de Ávila Rodrigues explicou que áreas de instabilidade têm se intensificado sobre a região e são responsáveis pelo registro de precipitação.

 

“A combinação de calor e umidade favorece a formação de áreas de instabilidade, com características de previsão de chuvas típicas de verão, ou seja, pancadas de chuvas irregulares e pontuais”, afirma o professor.

 

Ainda de acordo com Rodrigues, no domingo 06/2, o deslocamento de uma frente fria vinda do sul do Brasil pode formar nuvens carregadas. A previsão é de chuvas que podem ser acompanhadas de rajadas de vento e raios.

 

O Sistema de Meteorologia e Recursos Hídricos de Minas Gerais (Simge) informou que o padrão será de chuvas moderadas a fortes ao longo do fim de semana. Os termômetros devem oscilar entre 17ºC e 30ºC

 

Alerta do Inmet

O alerta emitido pelo Inmet nesta sexta prevê chuvas entre 30 e 60 milímetros em uma única hora, ou então, 50 e 100 milímetros em um dia. As rajadas de vento devem ficar entre 60 km/h e 100 km/h.

 

 

Previsão em algumas cidades

 

Itaúna 18°C 28°C

Pará de Minas 18ºC 28ºC

Divinópolis 17°C 29ºC

Nova Serrana 19ºC 28°C

 

Fonte Climatempo / Inmet

 

 

Veja também