NO AR AGORA

Rádio Santana FM

Itaúna, 24 de junho de 2021

visita tumulo finados

 

 

 

 

 

No dia 02 de novembro, é realizado um dos mais importantes rituais religiosos da tradição cristã católica: o Dia de Finados. 

Desde o século II, alguns cristãos visitavam os túmulos dos mártires para rezar pelos que morreram. No século V, a Igreja dedicava um dia do ano para rezar por todos os mortos, pelos quais ninguém rezava e dos quais ninguém lembrava. Desde o século XI os Papas Silvestre II (1009), João XVII (1009) e Leão IX (1015) obrigam a comunidade a dedicar um dia aos mortos. No século XIII esse dia anual passa a ser comemorado em 2 de novembro, porque 1 de novembro é a Festa de Todos os Santos.

Segundo a Casa Paroquial, no dia 2, haverá missas ás 7h e 19h na Matriz de Santana. Já na Capela do Cemitério Central, os horários são 7h30, 10h e 17h.

Para enfeitar o túmulo dos entes queridos nesta data dedicada aos que já se foram, a flor que mais têm procura nas floriculturas é o crisântemo, flor que se assemelha ás margaridas, porém com tons muito variados. Essas flores são utilizadas para representar tanto a vida quanto a morte, o sol e a chuva, sendo essas as flores preferidas para ser oferecida no dia de finados e no dia de todos os santos.

O lírio é uma flor muito antiga e sua história mistura-se às crendices, lendas, misticismo, simpatias e religião. O lírio está ligado principalmente a pureza e a brancura. Além disso, um dos significados atribuídos à palavra Lírio é Amor Eterno, quem o batizou assim foram os povos chineses.

Horário de funcionamento

Durante o feriado os cemitérios estarão abertos para visitação em horário especial: de 6 da manhã até as 18 horas.

Endereço

Cemitério Central de Itaúna

Rua Bonfim, s.nº / Rua Antônio Luiz, 111 –  Bairro Cerqueira Lima

·         Cemitério São Miguel Arcanjo – Santanense

Rua Tarcísio Ribeiro, s.nº – Bairro Santanense

·         Cemitério Parque Jardim Santanense

Av.: João Moreira de Carvalho, s.nº – Parque Jardim Santanense

Cadastramento eletrônico

Um facilidade que as pessoas encontrarão é o cadastramento eletrônico, que permite que as pessoas encontrem facilmente o local das sepulturas. Basta levar o nome da pessoa que a localização será feita de forma rápida na administração do cemitério. Quem já quiser ir com a localização correta do jazigo também pode acessar o site da Prefeitura de Itaúna e preencher algum dos campos da busca. Não é necessário ter todos os dados solicitados no cadastro. (http://www.itauna.mg.gov.br/app/busca_dados_sepultamento/busca_dados_sepultamento.php)