NO AR AGORA

Rádio Santana FM

Itaúna, 10 de dezembro de 2019

Chuva forte provocou a retirada do calçamento em Rio Pardo de Minas – Foto Reprodução WhatsApp

 

É esperada a chegada de uma nova frente fria à região do Centro-Oeste de Minas a partir desta quarta-feira (27) podendo vir acompanhada de fortes chuvas. De acordo com o meteorologista Ruibran dos Reis, do Climatempo, o volume de água pode chegar a 120 mm.

Segundo o meteorologista essa previsão, deixa alerta para o risco de alagamentos e outros danos às cidades até sábado (30). A temperatura no Centro-Oeste mineiro deve variar entre 17°C e 30°C. Já a umidade relativa do ar fica em torno dos 85% pela manhã e cai gradativamente ao longo do dia, chegando a 35%. Quanto mais próximo de 100% a umidade, mais chances de chuva.

 

Rio Pardo de Minas

No fim de semana, a população de Rio Pardo de Minas (30,9 mil habitantes), no Norte de Minas, sofreu com um temporal que desabou sob a cidade no fim da noite de domingo, deixando ruas transitáveis com o calçamento arrancado, casas detalhadas, muros derrubados e prédios públicos danificados.

Em razão dos prejuízos, o prefeito de Rio Pardo, Marcus Vinicius Almeida Ramos (PSD), decretou estado de emergência no município, onde, historicamente, esse tipo de decreto é adotado em relação aos problemas decorrentes das estiagens prolongadas. Mas, os moradores de todas as regiões devem ficar em alerta em relação aos temporais nos próximos dias.

 

A chuva forte deixou duas avenidas intransitáveis – Foto Reprodução WhatsApp

 

De acordo com o meteorologista Claudemir Azevedo, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) a previsão para nesta terça-feira é de pancadas de chuvas no Alto Paranaíba, Triângulo Mineiro, no Noroeste e também no Norte do estado, onde fica Rio Pardo de Minas. Na quarta-feira, vão ocorrer maiores volumes de chuvas no Sul de Minas, Zona da Mata, Campo das Vertentes e no Oeste do estado, com as densidades pluviométricas prevalecendo nestas regiões na quinta-feira.

A previsão da meteorologia é que, a partir de sexta-feira e no fim de semana, as chuvas mais intensas deverão ser registradas em todo estado. Segundo Claudemir Azevedo, os alertas em relação aos temporais deverão ser redobrados no Triângulo, Zona da Mata e Sul de Minas.

 

Previsão para os próximos dias no Centro-Oeste

*Quarta-feira (27): Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde. À noite o tempo fica aberto. Chance de 90% de chuva de até 10 mm.

* Quinta-feira (28): Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite. Chance de 90% de chuva de até 25 mm.

*Sexta-feira (29): Sol com muitas nuvens durante o dia. Períodos de nublado, com chuva a qualquer hora. Chance de 70% de chuva de até 45 mm.

 

Dicas da Defesa Civil

Em períodos de grande volume de chuva a Defesa Civil faz algumas recomendações à população para evitar transtornos. Entre as principais orientações estão os cuidados com o descarte de lixo e maneiras seguras de dirigir. Veja abaixo

– É importante que todos estejam atentos em relação ao lixo. Além de serem grandes criadouros do mosquito da dengue, o lixo colocado ou descartado em lugares impróprios pode comprometer o escoamento da água da chuva, entupindo bueiros e causando alagamentos.

– Recomenda-se a remoção e limpeza dos entulhos dos quintais para evitar acúmulo de água e melhora no escoamento de água durante a chuva.

– A limpeza de calhas, ralos das residências é de fundamental importância, o depósito de materiais de construção nas calçadas e ruas deve ser evitado, pois podem ser levados pelas enxurradas, obstruindo as bocas de lobo e tubulações.

– Em caso de vendavais e chuvas acompanhadas de descarga elétrica, desligue os aparelhos eletrônicos da tomada, evite se abrigar ou estacionar o carro debaixo de árvores e nas proximidades de construções.

– Se estiver em área que oferece risco de alagamentos, seja a pé ou de carro, procure rapidamente um local seguro em nível mais elevado e espere a água baixar.

– Se estiver em casa, na escola ou no trabalho no momento do temporal, evite sair.

– Jamais se aproxime de cabos de rede elétrica caídos na rua, nem tente socorrer pessoas. Nestes casos, acione o Corpo de Bombeiros por meio do número 193.