Hemominas precisa de doação de sangue dos tipos O positivo e negativo

22/04/2022 | Minas Gerais

Interessados em doar sangue podem agendar o procedimento on-line – Foto Reprodução Laboratorio Unidos

 

A Fundação Hemominas está com estoque crítico de sangue dos tipos O positivo e O negativo. Além disso, também estão em estado de alerta os tipos A negativo, AB negativo e B negativo.

 

Interessados em doar sangue podem agendar o procedimento on-line, na Hemominas ou pelo aplicativo MGapp Cidadão.

 

Para participar é preciso ter entre 16 e 69 anos, ter mais de 50 quilos, e estar bem alimentado. Confira a lista completa de critérios e restrições para doar: http://www.hemominas.mg.gov.br/doacao-e-atendimento-ambulatorial/doacao-de-sangue/condicoes-e-restricoes#criterios-gerais

 

Covid-19

Para quem teve Covid-19 é necessário aguardar dez dias até a melhora completa dos sintomas.

 

Pessoas que testaram positivo para a doença, mas não tiveram outros sinais, devem esperar dez dias após a coleta do exame.

 

  • Profissionais de saúde que fizeram uso contínuo e correto de EPIs, durante atendimento a pacientes com Covid-19, podem doar.
  • Contato próximo com pacientes com Covid-19 durante o período de transmissão (primeiros 10 dias da doença), aguardar 7 dias após o último contato para doar (inclui contato sem utilização de máscaras pelo paciente e contatante, contato físico direto, residir em mesma casa/ambiente).
  • Após sintomas respiratórios associados à febre (temperatura axilar ≥38,0°C), sem testagem para Covid-19, aguardar 14 dias para doar.
  • Após sintomas respiratórios, na ausência de febre (temperatura axilar ≥38,0°C), sem testagem para Covid-19, aguardar 10 dias para doar. Se houver testagem negativa no 5° dia, poderá ser liberado para doar após 24 horas sem sintomas e sem uso de antitérmicos.

 

 

Veja também