Hospital de campanha começa atender em Divinópolis

9/04/2020 | Centro-Oeste

Hospital de campanha foi montado no estacionamento da UPA – Foto: Divulgação/ Prefeitura Divinópolis

A partir da próxima segunda-feira (13), o hospital de campanha montado no estacionamento da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Padre Roberto, em Divinópolis, passará a receber pacientes com coronavírus. A estrutura montada com recursos do município tem 40 leitos e destes, 20 foram destinados para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 20 para pacientes em observação.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), para a montagem da estrutura foram utilizados 10 contêineres para tratamento dos pacientes e um para estoque de equipamentos, um gerador elétrico, equipamentos para o esgotamento sanitário, bombas de infusão e materiais de limpeza, atendendo às normas do Ministério da Saúde.

“Estamos enfrentando uma situação de emergência em saúde, nossa maior preocupação é a população. O hospital de campanha é mais um aliado neste momento. A construção deste centro de apoio aos pacientes estará disponível em alguns dias, mas a luta não acaba. É preciso que todos cumpram as diretrizes estabelecidas”, destacou o secretário de Saúde Amarildo Sousa.

Ainda como aponta Amarildo, o hospital temporário dispões de equipamentos médico-hospitalares, como respiradores, soros, monitores multiparâmetros, álcool, capotes, seringas e esparadrapos. Estarão disponíveis também, agulhas, cateteres, algodão, luvas, máscaras, além de mais de oito mil insumos médicos como dipirona e paracetamol.

Hospital de campanha

O hospital de campanha está previsto no Plano Especial de Combate ao Coronavírus e contempla moradores que usam a UPA Padre Roberto dos municípios de Divinópolis, Carmo do Cajuru, São Sebastião do Oeste e São Gonçalo do Pará.

Ao todo, 79 profissionais prestarão serviços no hospital de campanha. Destes, 40 são técnicos de enfermagem, 16 médicos intensivistas, oito enfermeiros e oito auxiliares de serviços. Também irão compor a equipe dois agentes administrativos, dois fisioterapeutas, um psicólogo, um coordenador médico e um coordenador geral.

Leitos do hospital de campanha em Divinópoli – Foto: Divulgação/ Prefeitura Divinópolis

 

Conforme Amarildo, além do hospital de campanha o município também já viabilizou outros locais na cidade para que sejam utilizados como ponto de apoio caso a UPA e hospitais excedam a capacidade máxima de leitos.

“Fizemos uma parceria com a Congregação das Irmãs responsáveis pelo Hospital Bento Menni, em Divinópolis, e junto com a parceria de empresários, vamos reformar uma ala do Bento Menni para que sejam disponibilizados lá mais 40 leitos. A intenção é termos esse ponto de apoio em caso de necessidade”, finalizou Amarildo.

Por G1

Veja também