NO AR AGORA

Rádio Santana FM

Itaúna, 20 de junho de 2021

Não há pontos de oxigênio e não é possível a instalação de outros pontos – Foto reprodução

 

 

O Hospital Manoel Gonçalves e a Prefeitura de Itaúna emitiram uma nota informando a situação grave da entidade nesse momento da pandemia. Segundo a nota, toda a estrutura física do Hospital está em uso, com as alas de Covid e demais serviços em funcionamento. Devido o aumento de pacientes, todo o contingente de pessoal já não está conseguindo atender à demanda, que hoje apresenta 70 leitos ocupados, enquanto a capacidade é de 42 leitos Covid. Isso representa uma taxa de ocupação de 160%.

 

 

 

 

 

Nesta segunda, 31/05, a Prefeitura havia emitido uma nota informando que a ocupação era de 157% com 66 leitos ocupados, mas hoje, 01/06, houve uma atualização que mostra os dados informados acima.

 

Também é relatado na nota que não há pontos de oxigênio e não é possível a instalação de outros pontos e que, mesmo com todo o apoio do Município, o Hospital passa por estado de calamidade financeira e não tem financiamento para os excessivos gastos com a Covid-19.

 

De acordo com a Prefeitura, a nota tem por finalidade expor a grave situação em que a cidade se encontra em relação à Covid-19 e, por isso, é indispensável que toda a população siga as medidas de prevenção da doença: evitar aglomerações, usar máscara, higiene e evitar ir ao hospital.

 

Boletim

 

A situação da cidade vem piorando nas últimas semanas. Segundo o boletim desta segunda-feira, 31/05, Itaúna confirmou mais 135 casos do Coronavírus e acumula 9.732 confirmações desde o início da pandemia. De acordo com as informações atualizadas, 608 itaunenses estão em acompanhamento ou tratamento, incluindo os 34 itaunenses hospitalizados com testagem positiva.

 

Números

 

9.732 casos confirmados
608 casos em acompanhamento
8.915 casos recuperados
209 óbitos
157% ocupação do Hospital Manoel Gonçalves

 

209 vidas perdidas

 

Em relação as mortes causadas pela infecção, os boletins do Hospital Manoel Gonçalves e da Prefeitura de Itaúna trazem números diferentes. A atualização do hospital informa 9 mortes ao longo do fim de semana, sendo 8 itaunenses e 1 óbito de paciente da microregião.

 

Já o boletim da prefeitura informa 209 mortes. Mas não foi divulgado os dados de duas vítimas. O Jornalismo da Rádio Santana questionou a prefeitura, sobre os dados das vítimas, mas inda não obtivemos retorno.

 

Dia 29/05, sábado:
– paciente do sexo masculino, 44 anos;
– paciente do sexo feminino, 68 anos.

 

Dia 30/05, domingo:
– paciente do sexo masculino, 47 anos;
– paciente do sexo feminino, 59 anos;
– paciente do sexo feminino, 68 anos.

 

Dia 31/05, segunda:
– paciente do sexo feminino, 93 anos.

 

Hospital Manoel Gonçalves 

 

Ainda segundo o boletim, no Hospital Manoel Gonçalves há 67 pessoas internadas, sendo 19 no CTI e 48 na enfermaria. Durante o fim de semana foram confirmadas 8 óbitos de itaunenses, entretanto, a Prefeitura divulgou 6 na tarde de hoje, 31/05.