Hospital Manoel Gonçalves recebe doação de $150 mil

2/06/2020 | Itaúna

Foto Arquivo Santana FM

O desenvolvimento de ações para contribuir com o enfrentamento à Covid-19 (Coronavírus) em Itatiaiuçu e região tem feito parte da rotina da Mineração Usiminas (Musa) desde o início da pandemia.

Além de reforçar diariamente os cuidados, a companhia segue atenta às necessidades das comunidades. Nesse sentido, mais uma importante doação foi efetuada pela Musa, que aderiu à campanha “Doar para Salvar” e destinou R$ 150 mil à Casa de Caridade Manoel Gonçalves de Sousa Moreira.

Localizado em Itaúna, o Hospital mantido pela instituição é referência para atendimento aos municípios da microrregião, composta por Itatiaiuçu, Itaguara e Piracema. Para viabilizar a assistência adequada aos pacientes, a Casa de Caridade precisou fazer muitas adequações tanto estruturais quanto em relação à aquisição de equipamentos e ao pessoal. E, nesse sentido, passou a contar com o apoio de grandes e pequenas organizações, além de muitas pessoas físicas, em uma mobilização liderada por entidades empresariais.

Itatiaiuçu

A empresa implementou todas as medidas preventivas cabíveis nas dependências da unidade e no transporte, para proteger e manter em segurança os colaboradores, fornecedores, prestadores de serviços e a população do entorno.

A companhia destinou ao Município 12 mil máscaras de tecido, que serão distribuídas por meio das equipes de Estratégia de Saúde da Família (ESF), atendendo a 100% da população. Foram doados ainda 1.045 litros de álcool em gel e mil óculos de segurança, destinados para utilização nas unidades de atendimento e pelos profissionais da área que estão à frente das ações de combate à pandemia.

 

Enfrentamento à pandemia

Desde o início da pandemia, a Mineração Usiminas (Musa) tem desenvolvido diversas ações para contribuir com o enfrentamento ao novo Coronavírus em Itatiaiuçu e região. A empresa investiu na confecção de 35 mil máscaras de TNT pela Associação dos Artesãos e Produtores Caseiros de Itatiaiuçu (Acirpa), equipamentos que veem sendo distribuídos entre colaboradores e instituições, como a Polícia Militar, que recebeu, além dos itens de proteção facial, 45 litros de álcool em gel. A companhia entregou aos 450 caminhoneiros que prestam serviços a ela kits de alimentos e produtos de higiene, em abril e maio, para minimizar as dificuldades geradas pelas restrições de funcionamento do comércio no período.

Entre as principais medidas preventivas implementadas pela companhia estão: adoção de home office para as equipes administrativas, gestantes, pessoas com doenças crônicas e acima de 60 anos; afastamento temporário de empregados com sintomas gripais ou que tiveram contato com pessoas em suspeita de contaminação ou casos confirmados; aferição diária da temperatura dos colaboradores, antes do embarque no transporte ou na entrada da unidade; aumento da frota e ônibus circulando com 50% da capacidade e mudanças nos serviços de alimentação.

Veja também