NO AR AGORA

Rádio Santana FM

Itaúna, 21 de abril de 2021

Foto Reprodução Internet

 

 

Um idoso de 102 anos morador do Lar do Idoso Frederico Ozanam, em Carmo do Rio Claro, no Sul de Minas, se recuperou da COVID-19. Ele chegou ficar 15 dias internado na Santa Casa de Passos. O asilo teve surto da doença um dia antes do processo de imunização na cidade.

De acordo com o médico Thales Antônio Vaz Inácio, antes de contrair o novo coronavírus, ‘seu’ Joaquim teve um quadro de pneumonia chegou a ficar internado e conseguiu superar a doença.

“Primeiro ele teve um quadro de pneumonia, não era COVID-19 e ficou internado. Ficamos preocupados por causa da idade. Ele conseguiu sair do hospital e quando ele estava se recuperando no lar dos idosos, a tosse dele aumentou. Fizemos o teste e deu positivo. Colocamos ele em isolamento na instituição, mas teve uma piora no quadro e precisou ser internado novamente”, explica médico.

O idoso reagiu bem ao tratamento e conseguiu mais uma superação. “Ele é um exemplo de superação, de resiliência, uma lição de vida e de esperança. Ele se estabilizou, retornou para a instituição e cumpriu o quadro de isolamento”, comemora médico.

O médico, que participou do tratamento de ‘seu’ Joaquim, informou que ele está bem e deve ser vacinado contra o novo coronavírus nos próximos 30 dias. “Acabei de vê-lo. Ele estava sentadinho, conversando com os colegas, comendo um arroz doce e cantando umas cantigas da época dele. É com muita alegria que a gente viu o quanto que não podemos nos limitar e perder a fé e junto com um trabalho em equipe bem feito é possível vencer”, ressalta.

 

Surto da doença

O Lar do Idoso Frederico Ozanam sofreu surto da doença antes do processo de imunização em Carmo do Rio Claro. “Infelizmente, são 50 moradores do lar, e 30 contraíram a COVID-19. Nós perdemos quatro idosos e 18, incluindo ‘seu’ Joaquim, estão curados. Temos outros em isolamento e internados, mas estamos com fé na recuperação”, diz.

Carmo do Rio Claro tem 376 casos do novo coronavírus, sendo 13 mortes em decorrência da doença. Nessa quinta-feira, 11/02, o município recebeu 160 novas doses de vacinas contra a COVID-19.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, 122 doses serão destinadas aos idosos a partir dos 90 anos de idade, e 38 doses para os profissionais de saúde, que ainda estão sendo imunizados.

“É importante a compreensão e participação de todos no combate à proliferação do vírus, evitando aglomerações, usando máscara e higienizando as mãos sempre que necessário”, informa prefeitura.

 

Por Estado de Minas