Integrantes de organização criminosa são presos em Itaúna e Itatiaiuçu

11/08/2022 | Centro-Oeste, Itaúna

A investigação surgiu a partir de informações entre a Inteligência da PRF e do Gaeco – Foto MP

 

 

O Ministério Público por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco),  deflagrou a Operação Integração, destinada a desmantelar uma associação criminosa atuante na distribuição e venda de drogas nos municípios de João Monlevade, Ipatinga, Caratinga e Itaúna. Houve o apoio da 3ª Promotoria de Justiça de João Monlevade, em ação conjunta com as Polícias Militar, Civil e Rodoviária Federal,

 

Foram cumpridos oito mandados de busca e apreensão e seis mandados de prisão preventiva em desfavor dos investigados nos municípios de Itaúna, Itatiaiuçu, Belo Horizonte e Ribeirão das Neves. Os detidos praticaram os crimes de tráfico de drogas, associação para o tráfico e organização criminosa, previstos, respectivamente, nos artigos 33 e 35, ambos da Lei 11343/06, e no artigo 2º da Lei nº 12.850/13.

 

De acordo com o Gaeco Regional Ipatinga, foram cumpridos 4 mandados de busca e apreensão em Itaúna e Itatiauçu, todos por possível envolvimento no tráfico. Foram presas 2 pessoas, mas são 7 os investigados pela prática do crime. Ainda segundo o Gaeco, esses investigados estavam comprando droga em outros estados e, utilizando-se de motoristas que faziam transporte clandestino, recebiam os entorpecentes e vendiam na região de Itaúna.

 

A investigação surgiu a partir do compartilhamento de informações entre a Inteligência da PRF e do Gaeco Ipatinga, razão pela qual a operação foi batizada de Integração. O principal objetivo da operação foi desmantelar uma organização criminosa especializada na distribuição de grande quantidade de drogas do estado do Mato Grosso do Sul, com destino ao Vale do Aço e outras regiões de Minas Gerais, sendo que o transporte era realizado por veículos de passeio.

 

Conforme apurado, no dia 21 de março deste ano, um veículo fugiu de uma equipe da PRF que realizava o patrulhamento pela BR 381, na região de João Monlevade, e, na sequência, foi abandonado pelo condutor. Os policiais rodoviários federais realizaram buscas no automóvel e encontraram nele 198 tabletes e cinco porções avulsas de maconha.

 

O fato deu origem à investigação, na qual figuram como envolvidos 11 pessoas residentes em Belo Horizonte, Contagem e Itaúna, que se associaram para a prática de tráfico ilícito de drogas. No curso dos trabalhos investigativos, durante diligências de campo, em 4 de julho, equipes do Gaeco, em conjunto com agentes da PRF, conseguiram realizar a prisão em flagrante de dois investigados, A.G.C e V.R.S, que foram abordados em um veículo na BR 381, no município de Perdões, transportando 155 tabletes de maconha.

 

O fato deu origem à investigação, na qual figuram como envolvidos 11 pessoas – Foto MP

 

 

 

 

Veja também