NO AR AGORA

Rádio Santana FM

Itaúna, 20 de junho de 2021

luiz museu

Na tarde da última terça-feira, 25 de agosto, o Grupo de Escritores Itaunenses, representado pelo seu Presidente Toni Ramos Gonçalves e o secretário Prof. Luiz Mascarenhas, acompanhados pela Madrinha do Grupo, a consagrada Escritora Maria Lúcia Mendes, visitou o Museu Sagarana na cidade de Itaguara, que versa sobre a vida e a obra do grande escritor JOÃO GUIMARÃES ROSA.

O Grupo de Escritores Itaunenses foi gentilmente recebido e atenciosamente guiado pelas orientadoras Kátia e Kathleen, que apresentaram com muita maestria o rico acervo.

Guimarães Rosa figura entre os maiores escritores brasileiros de todos os tempos com uma obra de grande relevância antropológica e reconhecida internacionalmente, tendo sido membro da Academia Brasileira de Letras.

Como médico, trabalhou no antigo arraial de Conquista – hoje Itaguara – que na época era distrito de Itaúna e dada esta aproximação aqui teceu longa amizade com o Dr. Antônio Augusto de Lima Coutinho ( também médico e nosso prefeito municipal à época) pai do ilustrado Prof. Marco Elíseo Chaves Coutinho.

O Dr. João Guimarães Rosa dedicou-se também à carreira diplomática; tendo trabalho por diversas vezes no exterior. De sua grandiosa obra podemos citar Sagarana, Tutaméia e o clássico Grande Sertão: Veredas; escrito em 1956 e muito conhecido pelo público devido à minissérie produzida pela Rede Globo em 1985, com Toni Ramos no papel de Riobaldo e Bruna Lombardi como Diadorim.

O Grupo de Escritores Itaunenses pode verificar a acentuada e moderna logística e os altos padrões de organização, limpeza, manutenção, resguardo e divulgação do rico acervo do Museu Sagarana; que em nada fica a dever aos grandes museus das capitais.

Esta visita integra a agenda de atividades programadas pelo Grupo de Escritores, que visa interagir com diversos outros agentes de produção literária e cultural do estado, a fim de fomentar a troca de experiências e a divulgação de nosso trabalho nas Letras; uma vez estando na formatação e implantação da nossa Academia Itaunense de Letras.

“O correr da vida embrulha tudo. A vida é assim: esquenta e esfria, aperta e daí afrouxa, sossega e depois desinquieta. O que ela quer da gente é coragem”. Guimarães Rosa