Ipespe: Lula mantém liderança em todos os cenários

11/02/2022 | Brasil

Lula lidera pesquisa seguido por Bolsonaro. Ciro e Moro empatam – Foto: AFP/REPRODUÇÃO

 

 

A pesquisa XP/Inesp, divulgada nesta sexta-feira (11/2), mostra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) liderando isolado a corrida eleitoral, com 43% das intenções de voto. Em segundo lugar está o presidente Jair Bolsonaro (PL), com 25%.

 

Ciro Gomes (PDT) e o ex-juiz Sergio Moro (Podemos) estão empatados em terceiro lugar, cada um com 8%. João Doria (PSDB) tem 3%, André Janones (Avante) e Simone Tebet (MDB) marcaram 1% cada e Rodrigo Pacheco (PSD), Alessandro Vieira (Cidadania) e Luiz Felipe D’Ávila (Novo) não pontuaram.

 

Cenário sem Lula

 

A pesquisa também simulou um segundo turno sem o nome do ex-presidente Lula.

 

Ciro Gomes aparece com a maior possibilidade de ser eleito, com 45% das intenções de voto, contra Bolsonaro, com 33%. Neste caso, brancos e nulos contabilizaram 22%.

 

Em um possível embate entre João Doria e Jair Bolsonaro, o governador de São Paulo também seria eleito com 40% das intenções de voto contra 34% do chefe do Executivo federal. Brancos e nulos contabilizaram 26%.

 

Caso Moro vá para a disputa com Bolsonaro, existe uma possibilidade de empate técnico. Na pesquisa XP/Inesp, Moro aparece com 38% das intenções e Bolsonaro com 32%. Brancos e nulos contabilizam 30%.

 

Confira os resultados de um possível segundo turno:

 

  • Lula 54% x Bolsonaro 31% – brancos e nulos, não responderam ou não votariam são 15%;
  • Lula 51% x Moro 31% – 18% votariam em branco ou nulo, não responderam ou não votariam;
  • Lula 50% x Ciro 26% – brancos e nulos, não responderam ou não votariam são 24%;
  • Lula 53% x Doria 29% – 18% votariam em branco ou nulo, não responderam ou não votariam;
  • Ciro 45% x Bolsonaro 33% – 22% votariam em branco ou nulo, não responderam ou não votariam;
  • Doria 40% x Bolsonaro 34% – 26% votariam em branco ou nulo, não responderam ou não votariam;
  • Moro 32% x Bolsonaro 30% – 38% votariam em branco ou nulo, não responderam ou não votariam

 

Pesquisa

 

A pesquisa IPESPE realizada no período de 7 a 9 de fevereiro de 2022 com amostra nacional de 1.000 entrevistados, representativa do eleitorado brasileiro, de 16 anos e mais, de todas as regiões do país; com cotas de sexo, idade e localidade; e controle de instrução, renda e recall do voto presidencial 2018. As entrevistas foram telefônicas pelo Sistema CATI IPESPE.

 

A margem de erro máximo estimada é de 3,2 pontos percentuais para mais ou para menos, com um intervalo de confiança de 95,5%. Os percentuais que não totalizam 100% são decorrentes de arredondamento ou de múltiplas alternativas de resposta.

 

A pesquisa IPESPE foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o protocolo BR-03828/2022. Sua divulgação está autorizada a partir de 10 de fevereiro de 2022.

 

Por Uai 

 

 

Veja também