Itapecerica: Festival de Gastronomia Rural começa na sexta-feira

13/06/2022 | Centro-Oeste

Forno onde serão assadas as quitandas já foram montados na cidade – Foto Mariana Gonçalves/G1

 

Quitandas preparadas a céu aberto, barracas que oferecem quiabo com frango, linguiça com jiló, pastel de angu e muito mais. Esse é só um aperitivo sobre o que está programado para os próximos dias no Festival de Gastronomia Rural de Itapecerica.

 

Após dois anos sendo adiado por conta da pandemia da Covid-19, o evento ocorre de quinta feira até domingo 19/6 na região central da cidade. Por lá e em toda região, a expectativa é grande. Por isso, o evento foi ampliado para receber turistas de todo estado.

 

Ampliação do evento

Preparação de quitandas ocorre ao ar livre; imagem de arquivo – Foto Assessoria/Divulgação

 

 

Na cidade, os preparativos estão a todo vapor e no último fim de semana já foram construídos os famosos fornos à lenha para produção de quitandas ao ar livre. Quem passar no local onde está o forno vai poder apreciar de perto a arte da preparação caseira de roscas, broas e o mais querido de Minas: o pão de queijo.

 

Nesta edição, segundo o Executivo, serão mais de 40 barracas, tendas, espaços gourmet e praças de alimentação. O número é quase o dobro da edição anterior, em 2019.

 

Totalmente realizado ao ar livre, desta vez, as barracas dos moradores, com a gastronomia rural estarão disponíveis nas praças do Coreto e do Pirulito. Na região Central, todas as vias estão sendo decoradas.

 

O evento contará também com apresentações culinárias de chefes de cozinha renomados no estado, shows musicais e atrações culturais que vão ocorrer durante o dia e a noite. O cronograma inclui shows de artistas regionais.

 

“O festival é um convite aos sentidos e sentimentos. Além de todo valor afetivo, traz desenvolvimento econômico, gera emprego e renda para a população. O evento vai muito além da culinária e do entretenimento, interfere na cultural, turismo e economia. Será um evento grandioso, planejado com muito capricho em todos os detalhes”, enfatizou o prefeito Wirley Reis (Podemos), conhecido como Têko.

 

Evento atrai turistas da região

 

Segundo o Executivo, este é um dos eventos que mais atrai turistas e visitantes para o município. Resultando disso é a lotação das acomodações. A partir de agora, quem precisar se hospedar na cidade e redondezas certamente não vai encontrar lugar.

 

Este foi o caso da analista de publicidade de Divinópolis, Cíntia Lemos, que desde a semana passada busca por uma acomodação na cidade.

 

“Tentei todos os hotéis, pousadas e até casas que estavam locando cômodos para o fim de semana, mas não encontrei nada. Para se ter uma ideia, tentei até um motel para passarmos apenas a noite e voltarmos no dia seguinte e nada. Diante disso resolvi alugar uma van para minha família e amigos. Ficamos mais despreocupados para podermos curtir a festa e beber tranquilamente”, disse.

 

Veja o cronograma culinário e as atrações culturais.

 

Com o G1 

 

Veja também