NO AR AGORA

Rádio Santana FM

Itaúna, 16 de agosto de 2019

 

As Comunidades do Rio São João e Medeiros, localizadas na área rural de Itatiaiuçu/MG, estão participando da formação da primeira Rede de Vizinhos Protegidos da zona rural de Itatiaiuçu. A PM tem desencadeado diversas ações de fortalecimento da segurança nas áreas rurais onde atua por meio do aumento de operações policiais e reforço no patrulhamento rural, bem como por ações de Polícia Comunitária.

Por meio de uma série de encontros os moradores interagem com a Polícia Militar da 51ª Companhia fornecendo informações que irão auxiliar na gestão do policiamento local e na prisão de criminosos, ao mesmo tempo em que recebem orientações sobre como trabalhar em conjunto com a polícia na solução de problemas locais de segurança pública, bem como sobre medidas de autoproteção. São também fortalecidos os laços sociais entre os vizinhos para que todos possam cuidar da segurança coletiva.

Inicialmente participam da iniciativa cerca de 60 famílias residentes naquelas comunidades. Com uma maior interação dos participantes da rede com a Polícia Militar e entre os próprios moradores, será fortalecida a segurança local.

Após o período de orientação básica os moradores receberão uma placa que representa a união entre os vizinhos e a Polícia Militar. As famílias participantes continuarão reunindo-se mensalmente com a Polícia Militar para tratar da resolução de problemas locais de segurança.