Itaúna confirma três infecções pela variante Ômicron

28/12/2021 | Itaúna, Saúde

Segundo a Secretaria de Saúde, as três pacientes estão bem – Foto Reprodução

 

 

A Secretaria de Saúde de Itaúna confirmou nesta terça, 28/12, três infecções pela variante Ômicron do novo coronavírus no Município.

 

Segundo a Pasta, tratam-se de três pacientes do sexo feminino com idades de 27, 35 e 42 anos respectivamente. Em todos os casos as mulheres se encontram bem, sem necessidade de internação hospitalar.

 

“A Prefeitura de Itaúna reforça mais uma vez que o momento é de atenção, sem pânico, com cuidados básicos e esquema vacinal completo. Estudos em todo o mundo estão pintando um quadro consistente de que a ômicron é menos agressiva do que a variante delta, com uma chance até 70% menor de pessoas infectadas acabarem no hospital”, afirmou a Prefeitura, em nota.

 

Surto de gripe

 

A Prefeitura se pronunciou também acerca dos casos de gripe, que têm preocupado as pessoas pelo alto número de registros em diversos Estados. “O vírus da gripe influenza circula durante todo o ano porém, em dezembro, o crescimento de casos é maior e mais evidente. Dentre outras situações, a baixa cobertura vacinal tem sido hipótese relevante para a incidência aumentada de casos. Em qualquer caso a busca de orientação médica é indispensável, bem como a testagem”, afirma a nota.

 

Novos casos

 

Nas ultimas 24 horas foram registrados 11 casos positivos da infecção, (incluindo os casos da variante Ômicron) mantendo a tendencia de aumento dos últimos boletins.

 

Até o momento foram contabilizadas 285 mortes na cidade provocadas pela doença neste período de pandemia. A morte mais recente foi registrada no início do mês de dezembro.

 

Com os novos casos confirmados,12.068 moradores de Itaúna testaram positivo para a Covid, desde o início da pandemia, dos quais 63 estão com casos ativos em acompanhamento.

 

Os boletins da prefeitura e do Hospital Manoel Gonçalves informam um paciente internado, tratando a doença. O hospital local não atualizava os boletins desde o dia 17/12, quando zerou as internações por coronavirus.

 

Pfizer: 500 doses do imunizante disponíveis

 

Quem ainda não recebeu a primeira dose ou que precisam tomar a segunda dose deste mesmo imunizante (intervalo de 21 dias entre D1 e D2) ou pessoas que tenham que tomar a dose de reforço podem procurar o Posto Central ou as unidades de saúde nesta quarta-feira 29/12.

 

Posto Central: de 8h as 14h

 

Unidades de Saúde: de 9h as 11h

 

A dose de reforço com a Pfizer não atende quem tomou vacina da Janssen.

 

 

 

 

 

 

 

 

Veja também