NO AR AGORA

Rádio Santana FM

Itaúna, 15 de julho de 2019

Uma das reclamações mais frequentes em relação ao centro da cidade, é a falta de estacionamentos na região. Para tentar resolver a situação, a assessoria de comunicação da Prefeitura e o responsável pelo Setor de Transito, Audrey Leite, confirmaram que o sistema de estacionamento rotativo será realidade em Itaúna novamente. O prazo estimado para a implementação é de aproximadamente três meses, mas que pode ser adiado conforme a necessidade.

De acordo com dados do Denatran, divulgados em fevereiro deste ano, em Itaúna a frota atual é composta por 58.083 veículos, tendo um aumento de 197,14%em 18 anos , sendo que em 2001 eram apenas 19.532.

Rotativo

Essas áreas de estacionamento tem várias funções diferentes, mas principalmente contribuem para que as ruas de uma cidade não fiquem com as vagas 100% utilizadas o tempo todo.

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) determina na Resolução Nº 302/2008 que:

“VI – Área de estacionamento rotativo é a parte da via sinalizada para o estacionamento de veículos, gratuito ou pago, regulamentado para um período determinado pelo órgão ou entidade com circunscrição sobre a via”.

Com isso, a administração desses espaços é responsabilidade do governo municipal que pode determinar questões como regras de uso, preço por período, tempo de permanência, dias e horários de funcionamento da zona azul (normalmente é apenas em horário comercial).