Projeto Cine Teatro Solar – Cultura e Sustentabilidade acontece ate dia 24

20/06/2022 | Itaúna

Gerente de Meio Ambiente da Mineração Usiminas, Yuri Azevedo – foto Divulgação

 

 

A cidade de Itaúna recebe a partir do dia 21 de junho o projeto Cine Teatro Solar – Cultura e Sustentabilidade Mineração Usiminas, com uma programação que aposta no teatro como ferramenta para estimular a reflexão sobre os cuidados com os recursos naturais.

 

O foco da iniciativa, gratuita e aberta ao público, está nas crianças, famílias inteiras são convidadas a participar.

 

As apresentações teatrais ficam a cargo de duas companhias. A Trip Teatro encena o espetáculo “O Gigante”, que usa diversos elementos da cultura brasileira para mostrar um pouco da vida de um enorme e engraçado personagem que dedica seus dias a cuidar da água dos rios e mares.

 

Já o grupo Mamulengo Fuzuê leva ao palco a peça “Benedito, Abençoada e Bendizido”, que se inspira na dramaturgia popular do mamulengo e no teatro de rua. Palhaços, músicos e bonecos de mamulengo desenvolvem um roteiro de ações dramáticas com mágicas, músicas, ditos e ditados populares que revelam ao público velhas soluções para os novos desafios que surgem da modernidade.

 

Entre os dias 21 e 24 de junho, os espetáculos serão apresentados em Itaúna, no Espaço Cultural Adelino Pereira Quadros. Haverá também sessões de cinema, oficinas de reciclagem e palestras de conscientização.  A programação contará ainda com palestra do gerente de Meio Ambiente da Mineração Usiminas, Yuri Azevedo, na quinta-feira, 23, a partir das 19h. As apresentações serão em uma arena especialmente montada para isso, com o palco sobre a carroceria de um caminhão e espaço coberto com cadeiras para receber até 200 pessoas.

 

Aprovado pela Lei de Incentivo à Cultura, o Cine Teatro Solar – Cultura e Sustentabilidade Mineração Usiminas é realizado pelo Ministério do Turismo e a Magma Cultura, com patrocínio da Mineração Usiminas. O projeto tem apoio do Instituto Usiminas e da prefeitura de Itaúna.

 

 

Veja também