Hospital Manoel Gonçalves recebe respiradores

2/09/2020 | Itaúna

Foto: Divulgação Prefeitura

 

Em solenidade realizada na manhã desta quarta-feira, 02/09, a Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG) realizou a entrega de 141 respiradores para 12 cidades que compõe a regional Divinópolis da entidade.

 

Itaúna recebeu 10 aparelhos (agora passando a contar com 36 equipamentos deste tipo), que serão repassados ao Hospital Manoel Gonçalves de Souza Moreira para auxiliar no enfrentamento ao novo Coronavírus.

 

Na regional Centro-Oeste, receberam os equipamentos as cidades de Divinópolis, Santo Antônio do Monte, Nova Serrana, Itaúna, Pará de Minas, Formiga, Pitangui, Cláudio, Lagoa da Prata, Oliveira e Luz. A entrega teve a participação do presidente da Fiemg, além dos prefeitos das cidades beneficiadas, secretários de saúde, representantes das unidades de saúde e líderes sindicais.

 

O Superintendente Regional de Saúde da região, Alan Rodrigo da Silva, representou os secretários de saúde das cidades beneficiadas com o projeto e afirmou que com a possibilidade ter aumento de casos na região, os novos equipamentos vão suprir a necessidade.

 

Divinópolis

Em Divinópolis, serão 25 respiradores destinados ao Sistema Único de Saúde (SUS), por meio do Hospital de Campanha anexado à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Padre Roberto. Outros dez respiradores foram doados para o Hospital São João de Deus.

 

Formiga

Em postagem nas redes sociais, o prefeito de Formiga, Eugênio Souza, informou que a cidade recebeu 25 respiradores. Todos eles serão encaminhados para a Santa Casa do município.

 

Santo Antônio do Monte

Santo Antônio do Monte recebeu dois respiradores. Segundo a Prefeitura, um deles será usado na Santa Casa, onde a Prefeitura vai abrir mais um leito de Centro de Terapia Intensiva (CTI), e o outro na Unidade de Pronto Atendimento (UPA).

Respiradores foram entregues nesta quarta-feira (2) –  Foto: Fiemg/Divulgação

 

Os respiradores são parte de um lote de 1.600 equipamentos adquiridos pela FIEMG, desenvolvidos com tecnologia 100% mineira pela empresa Tacom, financiados pelo setor industrial do Estado, numa parceria com o Governo de Minas Gerais.

A Agência Nacional de Vigilância sanitária (Anvisa) homologou os equipamentos, que serão também levados à outros estados brasileiros e ao exterior. De acordo com a Secretaria de estado de Saúde (SES-MG), os respiradores são distribuídos por critérios técnicos e destinados à leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) dos hospitais.

 

 

Veja também