NO AR AGORA

Rádio Santana FM

Itaúna, 21 de novembro de 2019

Reportagem: Luis Henrique

 

Segundo os dados do Boletim Epidemiológico da Secretaria de Estado de Saúde, atualizados nesta terça feira, 09 de julho, Itaúna registrou mais 04 casos prováveis de Dengue na cidade. A cidade que estava com 732 casos prováveis da doença, agora registra 736 casos, o número de casos prováveis é bem grande, e é considerado como taxa de incidência muito alta pela secretaria de estado de saúde. Divinópolis, a maior cidade da região e sede da Superintendência Regional de Saúde (SRS), registrou 3.878 casos prováveis de dengue. Nova Serrana continua como a cidade da região com mais casos prováveis da doença registrados: 4.007.

 

A taxa de incidência da doença considera não apenas o número absoluto de casos prováveis (entre suspeitos e sob investigação), mas também a proporcionalidade dos casos em relação ao tamanho da população de um determinado município.

 

Em 2019, até o momento, foram confirmados 107 óbitos por dengue no estado, sendo que nenhum deles foram na cidade. Mais 135 óbitos ainda estão em investigação confirmar se a causa da morte realmente foi dengue.

 

Chikungunya

Além disso, foram registrados também em Itaúna 9 caso prováveis de Chikungunya, que estão sob investigação para confirmação da doença. Em Minas o número de casos prováveis de Chikungunya já chegou a 2.621 casos.

 

Zika

Foram registrados também 06 casos prováveis de Zika vírus na cidade. No estado o número de casos prováveis caiu de 1.064, para 1.006 casos.