NO AR AGORA

Rádio Santana FM

Itaúna, 14 de agosto de 2020

 

Começa hoje, segunda-feira, e vai até 13/03, a primeira etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo de 2020. Nesta fase, o público-alvo são crianças e jovens com idade entre 5 e 19 anos.

Para garantir a imunização, basta levar o cartão de vacinação (que será atualizado pelos agentes de saúde) e documento oficial. Neste sábado, 15/02, será o Dia D de mobilização, onde todas as unidades estarão abertas de 8h as 16h para disponibilização das doses. A expectativa é de que 95% das pessoas deste grupo sejam beneficiadas e protegidas com a ação.

A segunda etapa da campanha será realizada em agosto, contemplando outra faixa de público-alvo. O sarampo é uma doença infectocontagiosa, transmitida por vírus, podendo ser letal ou não. A transmissão ocorre por meio do contato com secreções expelidas por portadores da enfermidade, pelas vias respiratórias, como espirro e tosse.

Os sintomas mais comuns dos infectados pela doença são febre, manchas avermelhadas no rosto e corpo e tosse, dentre outros. A única forma de prevenção é a vacina, disponível gratuitamente nas unidades de saúde em todo o Brasil.