Itaunenses recebem Carteira da pessoa com Transtorno de Autista

3/06/2020 | Itaúna

Foto Divulgação Prefeitura

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é uma disfunção neurológica cujos sintomas englobam diferentes características como a dificuldade de comunicação por deficiência no domínio da linguagem, a dificuldade de formar o raciocínio lógico, a dificuldade de socialização, além de prejuízos a respeito do desenvolvimento de comportamentos restritivos e repetitivos.

A Prefeitura Municipal de Itaúna realizou na tarde desta terça-feira, 2 de junho, a entrega das primeiras Carteiras de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista.

O documento tem o objetivo garantir atenção integral, pronto atendimento e prioridade no atendimento e no acesso aos serviços públicos e privados, em especial nas áreas de saúde, educação e assistência social.

O benefício pode ser requerido a qualquer momento por ser um direito garantido a todas as pessoas com transtorno do espectro autista. A Ciptea terá validade de cinco anos, mas a família deve manter atualizados os dados cadastrais do identificado. Sempre que a carteira for renovada, o número de identificação deve ser mantido, para permitir a contagem das pessoas com transtorno do espectro autista em todo o território nacional.

Aqui em Itaúna o documento é feito na sede da Secretaria de Desenvolvimento Social – Sala de Benefícios, na rua Godofredo Gonçalves, 328 – Centro, no horário de 7h às 11h e de 13h às 17h

Veja também