Maiores de 60 receberão segunda dose de reforço em maio

29/04/2022 | Centro-Oeste

Idosos fazem parte do grupo prioritário de vacinação –  Foto Prefeitura de Itaúna/Divulgação

 

A partir de maio, todos os idosos com mais de 60 anos poderão receber o segundo reforço da vacina contra Covid-19 em Minas Gerais. Desde o início deste mês, o Estado vem aplicando a quarta dose em maiores de 70 anos. Pessoas com mais de 12 anos com imunossupressão também têm direito à vacina desde fevereiro.

 

“São pouco mais de um milhão de pessoas. Entramos agora, no inverno, com a possibilidade de estarmos com o grupo mais vulnerável com uma proteção a mais”, detalhou o secretário estadual de Saúde, Fábio Baccheretti, em coletiva de imprensa nesta sexta-feira (29).

 

O governo do Estado deve publicar uma deliberação sobre a quarta dose para todos os idosos neste sábado (29) e, partir de então, os municípios que tiverem doses disponíveis poderão iniciar a vacinação.

 

A quarta dose pode ser aplicada a partir de quatro meses após a terceira. O anúncio de Minas segue o avanço de Estados como São Paulo, Espírito Santo e Pernambuco, que também já vacinam pessoas com mais de 60 anos.

 

Por ora, não há perspectiva de distribuir a quarta dose para outros grupos além dos idosos e pessoas com imunossupressão. “O que se sabe é que os idosos perdem a carga protetora com mais facilidade do que os adolescentes, que têm resposta imunológica mais duradoura. Essa discussão acontece sempre, mas ainda não temos uma conclusão”, explicou Baccheretti.

 

Por O tempo

Veja também