NO AR AGORA

Rádio Santana FM

Itaúna, 21 de abril de 2021

 

 

 

Plano de vacinação: Mais de 20 mil itaunenses estão no grupo prioritário de imunização contra a COVID-19. O Prefeito Neider Moreira explica como será a preparação para o plano de vacinação do grupo prioritário no município de Itaúna.

 

Vacina em Minas

Segundo o Governador Romeu Zema, as 561.120 ampolas da CoronaVac reservadas pelo Ministério da Saúde a Minas Gerais chegarão a todos os municípios mineiros até a noite de terça-feira (19/1).

A previsão é de que a remessa desembarque em Belo Horizonte por volta das 16h.

 

Seringas e agulhas

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) havia adiantado um esboço do esquema ainda em dezembro. Segundo a pasta, o estado adquiriu 50 milhões de seringas e agulhas e 671 câmaras refrigeradas para 462 municípios.

 

Distribuição

A distribuição das doses vai seguir o fluxo das campanhas anteriores. O Ministério entraga os produtos na Central Estadual da Rede de Frio, em Belo Horizonte, que distribuirá as ampolas para outras 28 unidades regionais da SES-MG. Cada um dessas regionais é responsável por um número de municípios. Quanto à ordem de prioridade de vacinação, o estado deve obedecer ao seguinte planejamento, previsto pelo Ministério da Saúde.

 

Fases da Vacinação contra COVID-19

 

1ª fase
– profissionais de saúde
– idosos que residem em asilos
– Maiores de 75 anos
– População indígena de terras demarcadas
– Povos e comunidades tradicionais ribeirinhas

 

2ª fase
– Pessoas entre 60 anos a 74 anos

 

3ª fase
– Cidadãos que apresentem comorbidades