Mais de 400 pacientes aguardam por um leito de Covid em Minas

2/02/2022 | Minas Gerais

Segundo a secretaria, a previsão é abrir mais 22 leitos  – Foto Tatiana Fortes/Ascom Gov. Ceará

 

 

Poucos dias após bater o recorde de 92 mortes e mais de 40 mil casos de Covid-19, em 24h, Minas Gerais tem 416 pacientes com suspeita ou confirmados com a doença que aguardam por internação em leitos de UTI ou enfermaria.

 

Segundo a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), até esta terça-feira (1), 97 pacientes aguardam por uma vaga de internação em leitos de UTI. Desse total, 64 estão cadastrados nas Centrais Regionais de Regulação da SES-MG e 33 nas centrais municipais.

 

Em BH são 20 pacientes a espera do leito de terapia intensiva; 10 em Juiz de Fora, na Zona da Mata; e três em Uberlândia, no Triângulo Mineiro, na mesma situação.

 

Com relação aos leitos de enfermaria, 319 pacientes suspeitos ou confirmados para Covid-19 aguardam pela internação. São 217 cadastrados nas Centrais Regionais de Regulação da SES-MG e 102 nas municipais.

 

Na Central de Regulação da capital são 56 pacientes aguardando por leitos de enfermaria, 29 em Juiz de Fora e 17 em Uberlândia.

 

Busca por vagas

 

A SES-MG esclareceu que “considera critérios clínicos e a gravidade do caso de cada paciente para a identificação do leito mais adequado, bem como a distância entre o estabelecimento de origem e de destino”.

 

Segundo a pasta, outras variáveis também impactam o tempo para a efetivação das transferências, como: confirmação da transferência do paciente por parte do prestador de serviço hospitalar, de acordo com a estrutura que possui e o estado de saúde do paciente; logística e efetivação do transporte entre hospitais diferentes; e até tempo para procedimento de limpeza e desinfecção do leito, bem como preparo para recebimento de outro paciente.

 

A SES-MG informou também que, em janeiro deste ano, foram abertos 100 leitos nas unidades da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig) em BH, sendo eles:

 

– 80 leitos de enfermaria Adulto
– 10 leitos de UTI Pediátrica
– 10 leitos de UTI Adulto

 

Segundo a secretaria, a previsão é abrir mais 22 leitos de enfermaria adulto para pacientes com Covid-19, ainda sem data definida.

 

Hospital Manoel Gonçalves em Itaúna

 

O boletim de internações do hospital informa 2 altas positivas de Itaúna nas ultimas horas. Porém a somatória de hospitalizados se manteve em 31 pacientes. No total 19 itaunenses estão tratando a infecção, sendo 8 no CTI Covid e 11 na ala de enfermaria. Os outros 12 hospitalizados são da microregião, que incluem Itatiaiuçu, Itaguara e Piracema.

 

Em nota, Hospital e Secretaria de Saúde ressalta a importância do uso correto da máscara, tapando nariz e boca, a necessidade do distanciamento social, além das medidas de higiene pessoal.

 

O município de Itaúna atingiu nessa terça-feira 01/2, a marca de 17.990 casos da Covid-19 desde o início da pandemia. Nas ultimas 24 horas, 342 foram confirmados na cidade.

 

A alta nas confirmações diárias é decorrente da explosão da variante ômicron. Só em janeiro de 2022, pior mês da pandemia, foram 6.457 pessoas contaminadas.

 

 

Com informações do Hoje em Dia 

 

 

 

Veja também