NO AR AGORA

Rádio Santana FM

Itaúna, 1 de dezembro de 2020

Foto: Divulgação

 

A primeira locomotiva 100% elétrica – movida a bateria – da mineração brasileira partiu de Minas Gerais nesta semana rumo a Vitória. A máquina, desenvolvida pela Vale em parceria com a norte-americana Caterpillar Progress Rail, deixou a fábrica em Sete Lagoas para transportar cargas no pátio da Estrada de Ferro Vitória a Minas, na Unidade de Tubarão.

 

A locomotiva deve poder operar até 24 horas sem necessidade de parar para recarregar. Segundo a Vale, a locomotiva ainda precisa passar por testes complementares antes de estar pronta para operar. O equipamento faz parte de um programa denominado PowerShift, que tem como objetivo substituir a matriz energética da empresa por fontes limpas.

 

De acordo com a mineradora, além de cortar as emissões de gases de efeito estufa pela substituição de diesel por eletricidade, o equipamento também diminuirá ruídos. Em maio, a Vale anunciou uma meta de reduzir em 33% suas emissões de carbono até 2030.

 

A empresa quer se tornar ‘carbono neutra’ em 2050. Isso significa calcular o total das emissões, reduzir onde é possível e balancear o restante das emissões através da compensação, o que pode ser feito por meio da compra de créditos de carbono ou pela recuperação de florestas em áreas degradadas.

 

Por: Neoradar UAI