Microrregião de Itaúna está na onda Vermelha, cidade fica na Amarela

28/10/2020 | Itaúna

Foto Divulgação/ Prefeitura de Itaúna/ Mariana Rezende /

 

A macrorregião Oeste,  permaneceu na Onda Verde do programa “Minas Consciente”, conforme atualização desta quarta-feira (28) anunciada pelo Governo de Minas Gerais.

O Estado também atualizou a classificação das microrregiões. Nesta semana, a micro de Itaúna regrediu para a Onda Vermelha do programa. Porém, segundo município, a cidade optou por continuar na Onda Amarela

As determinações desta fase passam a valer a partir do próximo sábado (31). O Estado também divulgou novas medidas obrigatórias de distanciamento em eventos.

Com a deliberação do Comitê Extraordinário Covid-19 desta quarta, 11 das 14 macrorregiões de Saúde estão na fase menos restritiva do “Minas Consciente”. Nesta etapa, poderão ser reabertos estabelecimentos como parques naturais, de diversão, cinemas, teatros e bares com música com ao vivo. Para isso, é preciso que as regras de higiene, distanciamento e lotação máxima, sejam seguidas.

Caso as ondas indicadas para as macro e microrregiões sejam diferentes, caberá a cada prefeito de cada cidade optar por qual das duas recomendações seguir. As informações são divulgadas semanalmente no site do “Minas Consciente”.

Para avançar para a Onda Verde, a menos restritiva, as cidades precisam estar há 28 dias consecutivos na fase Amarela, sem sofrer retrocessos durante esse período.

 

Macrorregião

A macrorregião Oeste avançou para a Onda Verde na atualização divulgada no dia 21 de outubro. Segundo o governo de Minas, a redução de 16% da incidência da Covid-19 nos últimos 14 dias contribuiu para que quase todas as macrorregiões avançassem para a fase menos restritiva do plano estadual.

“Seis meses após o lançamento do ‘Minas Consciente’, estamos vendo uma tendência de queda tanto no número de casos quanto no de óbitos. A taxa de ocupação de leitos também está estável e com tendência de redução. É uma ocupação que está inferior a 60% há dez dias e vem se mantendo assim. E vemos que a participação da Covid-19 nessa ocupação representa 20% dos leitos. É uma situação equilibrada”, explicou o secretário de Saúde, o médico Carlos Eduardo Amaral.

As microrregiões também foram reclassificadas nesta quarta e as determinações passam a valer a partir de sábado (31), segundo o Governo de Minas. Veja as cidades do Centro-Oeste que englobam as microrregiões:

Verde

Micro de Divinópolis: Araújos, Carmo do Cajuru, Cláudio, Divinópolis, Itapecerica, Perdigão, São Gonçalo do Pará, São Sebastião do Oeste;

Micro de Formiga: Bambuí, Córrego Danta, Córrego Fundo, Formiga, Iguatama, Medeiros, Pains, Pimenta;

Micro de Oliveira: Carmo da Mata, Carmópolis de Minas, Oliveira, Passa Tempo, Santo Antônio do Amparo, São Francisco de Paula;

Micro de Pará de Minas: Conceição do Pará, Igaratinga, Leandro Ferreira, Nova Serrana, Onça de Pitangui, Pará de Minas, Pitangui, São José da Varginha;

Amarela

Micro de Bom Despacho: Bom Despacho, Dores do Indaiá, Estrela do Indaiá, Luz, Martinho Campos, Moema, Serra da Saudade;

Micro de Piumhi: Capitólio, Doresópolis, Piumhi, São Roque de Minas.

Vermelha

Micro de Itaúna: Itaúna, Itatiaiuçu, Itaguara e Piracema

 

 

Eventos

Nesta quarta-feira (28), o Estado também divulgou mudanças em relação às medidas obrigatórias de distanciamento em eventos. Essas determinações passam a valer a partir deste sábado (31). Apenas municípios inseridos na Onda Verde têm autorização para a realização de eventos.

Uma nova regra aplicada à Deliberação 17 determina que a distância para cada pessoa deve ser de 10 m² em eventos fechados, e de 4 m² em eventos abertos. Nos dois casos, é permitida a presença de até 500 pessoas por evento. Todos os protocolos de proteção, que incluem o uso de máscara e álcool em gel, são obrigatórios.

Por G1

Veja também