NO AR AGORA

Rádio Santana FM

Itaúna, 27 de novembro de 2020

Foto Gil Leonardi/Imprensa MG

 

Minas Gerais lançou, nesta terça-feira (1º), um Plano de Contingenciamento de Imunização para Covid-19. Os detalhes foram divulgados em entrevista coletiva virtual nesta noite, pelo secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, Carlos Eduardo Amaral.

 

“Estamos lançando, nesta semana, o Plano de Contingenciamento de Imunização para Covid-19 no estado. Ele tem por objetivo preparar a rede e orientar municípios para a possibilidade da chegada da vacina contra a Covid-19. Estamos nos preparando para quando a vacina chegar, termos condições de fornecer insumos, distribuir adequadamente e acompanhamento pós vacina”, explicou Amaral.

 

A diretora de Vigilância de Agravos Transmissíveis da SES-MG, Janaína Fonseca, explicou que o Plano Estadual prevê a compra de seringas, refletores e câmaras de refrigeração para regionais e municípios. Os equipamentos são necessários para o armazenamento das vacinas.

 

Outra ação citada pelo governo é a cotação do aluguel de contêineres para depósito das imunizações. O projeto inclui ainda a qualificação de profissionais e o diagnóstico das regionais.

 

“O Plano é uma estruturação para a maior campanha de vacinação que Minas vai ter. É o que todo mundo espera: a verdadeira salvação para todos os problemas relacionados à pandemia”, disse Fonseca.

Ainda durante a transmissão, o secretário salientou que as vacinas ainda estão em fase de testes, mas o estado já está se preparando. “O plano não é fixo, ele vai se readequando a medida que as pesquisas forem avançando e mudará ainda mais quando tiver a definição da vacina mais eficaz. Nada está definido.” disse Carlos Eduardo Amaral.