NO AR AGORA

Rádio Santana FM

Itaúna, 5 de abril de 2020

Foto: Alex de Jesus/O Tempo

A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública de Minas Gerais (Sejusp) vai esvaziar 30 presídios para usá-los como espaço de isolamento para novos presos. A medida, de acordo com o órgão, tenta impedir que o novo coronavírus entre no sistema prisional.

Os detentos que ocupam estas unidades serão remanejados para outros presídios.De acordo com a Sejusp, as unidades vão servir de centro de triagem para novos presos. Quem for detido vai passar por um período de avaliação. Caso o preso não apresente sintomas da Covid-19 durante a quarentena, pode ser enviado para os demais presídios do estado.

Por razões de segurança, a secretaria não informa o número de presos que serão transferidos. O estado tem cerca de 75 mil detentos.

Na semana passada, o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) recomendou aos juízes que reavaliem a situação dos presos com mais de 60 anos e com doenças crônicas, para que cumpram prisão domiciliar durante o período de emergência.

Outra medida recomenda que detentos do regime semiaberto que não tenham cometido crimes violentos ou com grave ameaça, sejam enviados ao regime aberto. Por ser uma recomendação, a mudança não é obrigatória, e depende da decisão de cada juiz.

Desde a semana passada, o governo de Minas decidiu também pela suspensão total de visitas. Nenhum preso recebe visitantes, por tempo indeterminado.

Minas Gerais investiga 7.190 casos suspeitos do novo coronavírus. De acordo com o boletim divulgado neste domingo (23), 83 casos foram confirmados. Até agora não há pacientes da Covid-19 nas penitenciárias mineiras.

Confira as unidades prisionais que vão servir de quarentena:

Presídios masculinos

Presídio de Matozinhos
Presídio de Matias Barbosa
Presídio de Nepomuceno
Presídio de Bom Despacho
Presídio de Tarumirim
Presídio de Tupaciguara
Presídio Sebastião Sátiro – Patos de Minas
Presídio de Bocaiuva
Presídio de Resende Costa
Presídio de Corinto
Presídio de Carlos Chagas
Presídio de Santa Rita do Sapucaí
Presídio de Botelhos

Presídios femininos

Presídio de Diamantina
Presídio de Eugenópolis
Presídio de Bom Sucesso
Presídio de Dores do Indaiá
Presídio de Conselheiro Pena
Presídio de Ituiutaba
Complexo Penitenciário Nossa Senhora do Carmo em Carmo do Paranaíba
Presídio de Itacarambi
Presídio de Andrelândia
Presídio de Teófilo Otoni
Presídio de Caxambu
Presídio de Guaranésia/Guaxupé
Complexo Penitenciário Estevão Pinto

Presídios mistos

Presídio de Sacramento
Ceresp de Ipatinga
Presídio de Unaí

 

Por O Tempo