Minas pode flexibilizar o uso de máscaras ainda neste mês

3/03/2022 | Minas Gerais

A expectativa é a redução do número de casos nas próximas duas semanas – Foto TV Globo

 

 

O uso de máscara de proteção pode ser desobrigado em determinadas situações em Minas Gerais ainda neste mês. A informação foi confirmada pelo secretário de Estado de Saúde, Fábio Baccheretti, em entrevista nesta quinta-feira (3).

 

“Essa é uma questão natural, que discutimos há muito tempo, mas que foi adiada por conta do avanço da variante Ômicron no fim de 2021”, explicou Baccheretti. “Temos mais de 80% da população com duas doses aplicadas, e 40% com a dose de reforço, ou seja, podemos aguentar uma nova onda, se ela aparecer”, completou.

 

A expectativa do secretário é a redução do número de casos nas próximas duas semanas para o menor patamar desde o começo da pandemia. Com isso, ele acredita que a discussão pela flexibilização deve avançar e começar a entrar em prática.

 

“Estamos finalizando o compilado de dados do Carnaval, mas sabemos da tendência de queda, e não acredito que veremos um pico importante como houve em outros feriados. Na primeira semana de março, devemos intensificar essa conversa sobre as máscaras, e ainda nesse mês acredito que podemos flexibilizar o uso em lugares abertos, como praças e parques”, afirmou.

 

Baccheretti ainda explicou que o tema ganha cada vez mais força no país, já sendo discutido em grandes cidades como Rio de Janeiro, São Paulo e Belo Horizonte. Ele lembrou ainda que há países europeus, por exemplo, com avanços significativos que levaram a medidas menos rígidas no combate ao vírus.

 

Por Hoje em Dia

 

 

 

Veja também