Minas tem mais de 15 mil profissionais de saúde infectados

1/10/2020 | Minas Gerais

Foto Freepik

 

Dados divulgados pela Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais (SES) mostram que 15.643 profissionais de saúde foram infectados com o novo coronavírus no estado. Desse total, 510 morreram. As informações estão no boletim epidemiológico publicado nesta quarta-feira (30).

Segundo o balanço da SES, 4.520 profissionais foram contaminados entre os dias 14 e 28 de setembro. O número de mortos, no mesmo período, chega a 242, quase a metade do total de óbitos entre profissionais da saúde (510) em toda a pandemia.

Penitenciárias

O boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde também traz dados relacionados às penitenciárias mineiras. Foram detectados 76 focos da doença nos presídios, que contaminaram 2.205 pessoas entre detentos e funcionários do sistema prisional.

Entre os contaminados, sete presos morreram. Dois em Ribeirão das Neves e um em cada município: Belo Horizonte, Divinópolis, Matias Barbosa, Pompéu e Uberlândia. Ao todo, 12.130 pessoas ficaram expostas à Covid-19 no sistema carcerário de Minas Gerais.

Os números foram consolidados até o dia 28 de setembro.

Indígenas

Os registros da SES também trazem dados referentes à população indígena que ainda vive em aldeias, no estado. Até o dia 25 de setembro, foram levantados 96 casos suspeitos da doença nessa população. O relatório também traz 74 confirmações de Covid-19 entre os índios e uma morte.

Durante o acompanhamento da Secretaria de Saúde, até o dia 25 de setembro, cinco índios permaneciam infectados, enquanto 68 conseguiram se recuperar.

Entre os índios que vivem em área urbana, dos 51 casos, 25 foram confirmados e já estão curados. Os outros 26 eram casos suspeitos e foram descartados.

Por G1

Veja também