NO AR AGORA

Rádio Santana FM

Itaúna, 30 de maio de 2020

Minas Gerais tem nove óbitos confirmados por Covid-19 – Foto: Piero CRUCIATTI / AFP

 

Com 119 mortes suspeitas de coronavírus em investigação, Minas Gerais tem mais óbitos aguardando confirmações do que a maioria dos Estados do país. A reportagem procurou todas Secretarias Estaduais de Saúde do Brasil, e, em pelo menos 20 unidades da Federação, o número de óbitos suspeitos por Covid-19 é menor do que em Minas.

De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), óbitos em investigação são aqueles que aguardam a realização de exames laboratoriais e o levantamento de informações clínicas e epidemiológicas. Até o momento foram notificados 192 óbitos suspeitos em Minas, sendo que 64 foram descartados para coronavírus. Outros nove foram confirmados.

Em São Paulo, Estado com o maior número de mortes confirmadas por Covid-19 no Brasil (275), o Instituto Adolfo Lutz realizou uma força-tarefa na última sexta-feira (3) para diagnosticar todos os óbitos considerados suspeitos que estavam no Instituto. Das 201 amostras que estavam aguardando resultado, 32 testaram positivo para coronavírus.

No Rio de Janeiro, onde há 64 óbitos confirmados, 30 mortes estão sendo investigadas por Covid-19.

A SES-MG foi procurada para saber por que motivo Minas Gerais tem mais óbitos suspeitos do que o restante do país e se está havendo atraso nos resultados dos exames, mas até o momento não se manifestou.

Veja abaixo o número mais recente de mortes em investigação por coronavírus nos Estados brasileiros:

Distrito Federal – 0

Bahia – 14

Rio de Janeiro – 30

Paraná – 0

Goiás – 4

Pernambuco – 17

Amazonas – 6

Alagoas – 2

Rondônia – 0

Minas Gerais – 119

Rio Grande do Norte – 4

Acre – 0

Rio Grande do Sul – 0

Santa Catarina – 8

Espírito Santo – 2

Paraíba – 13

Roraima – 0

Piauí – 11

Mato Grosso do Sul – 0

Por O Tempo