NO AR AGORA

Rádio Santana FM

Itaúna, 14 de agosto de 2019

Fotos ouvintes

Jornalismo Santana FM

Moradores do povoado de Pinheiros, em Itatiaiuçu, foram retirados de suas casas na madrugada desta sexta-feira (8). Ainda não se sabe se as sirenes da Mina de Serra Azul em Itatiaiuçu teriam sido acionadas.

Os moradores foram acordados, pois teriam sido descobertos problemas estruturais na mina da Arcelor Mittal no município. De acordo com o tenente-coronel Flávio Godinho, coordenador da Defesa Civil, responsáveis pela Arcelor entraram em contato informando o problema por volta 2h da madrugada e, as 4h os moradores foram evacuados com a ajuda do Corpo de Bombeiros de Itaúna. A empresa ainda não se pronunciou oficialmente. Segundo os bombeiros,  foi informado à corporação que o risco seria nível 1.

Mas de acordo com entrevista ao EM  o coronel Godinho afirmou que  “em Itatiaiuçu a barragem foi elevada ao nível 2 de risco, e nesse nível há necessidade de evacuação. Técnicos vão fazer todas as medidas, todos os laudos, e se voltar para nível 1, elas voltam para as residências. Se continuar no nível 2, elas permanecem nos hotéis”.

Cerca de 50 famílias foram levadas para o hotel Ibis, que fica no Bairro Universitário em Itaúna. De acordo com a Polícia Militar da cidade, o pedido de apoio da retirada veio da Defesa Civil, que alertou para o risco de rompimento da barragem. O povoado de Pinheiros fica a 1,5 quilômetro da barragem.

O SAMU também foi chamado para prestar apoio em Itatiaiuçu. Não há feridos.

Barão de Cocais

Na madrugada de hoje, cerca de 500 moradores de Barão de Cocais  também foram retirados das suas casas, por causa da Barragem Sul Superior da mina Gongo Soco, da Vale. Os moradores das comunidades de Socorro, Tabuleiro e Piteiras, saíram de casa na madrugada desta sexta por volta de 1h.