NO AR AGORA

Rádio Santana FM

Itaúna, 23 de maio de 2019

Foto Santana FM – Placa na entrada da mina da Minerita

A Arcelor Mittal informou neste sábado (9) que os moradores do distrito de Pinheiros nas proximidades da barragem de Serra Azul, em Itatiaiuçu, podem levar animais de pequeno porte de até 15 kg para o hotel Ibis em Itaúna, onde estão hospedados desde sexta-feira quando foram evacuados de suas casas durante a madrugada por causa de novas informações sobre a barragem que teve seu risco elevado para o nível 2.

Conforme a empresa, são cerca de 30 cães, 40 gatos e um coelho que poderão retornar aos seus donos. Quanto aos animais de grande porte (cavalos e bois), foram alimentados durante o dia e a remoção está sendo estudada.

Moradores do povoado de Pinheiros, em Itatiaiuçu, que tiveram que deixar suas casas, puderam visitar o local na tarde deste sábado para verificar a situação dos animais. A maioria dos bichos deve ser encaminhada pela mineradora para o Parque de Exposições e para o centro de zoonoses. Os animais que não puderem ser removidos serão alimentados na própria comunidade. A mineradora também confirmou a ida de um representante de cada uma das famílias removidas aos imóveis desocupados, momento em que eles aproveitaram para pegar pertences pessoais.

Foto Santana FM -Policiamento continua na entrada de Pinheiros

Segundo o tenente Flávio Fagundes, da Defesa Civil de Minas Gerais, o objetivo dessa visita é permitir aos moradores mostrar onde estão insumos necessários ao tratamento dos animais e onde ficam os bichos, para que a Arcelor Mittal providencie o tratamento necessário para cada um dos animais.

Sebastiao Costa Filho, CEO da ArcelorMittal Mineração Brasil, esteve com as pessoas da comunidade atendidas pela empresa e alojadas em um hotel da região para prestar solidariedade, assim como para se assegurar de que todas as medidas necessárias ao bem estar e conforto das famílias hospedadas. Segundo a Defesa Civil, 95 pessoas já estão no hotel escolhido pela Arcelor, em Itaúna, que fazem parte de 31 famílias.

A Defesa Civil informou que o monitoramento continua e os riscos estão sendo avaliados, mas não houve nenhuma atualização de sexta (9) para sábado (10). Porém, ainda não há previsão de quando os moradores retornarão para suas residências, uma vez que um estudo está sendo desenvolvido pelos órgãos responsáveis para garantir a segurança da população.

Conforme informado pela Arcerlor Mittal, a mina de Serra Azul, localizada em Itatiaiuçu, região metropolitana de Belo Horizonte, produz 1,2 milhão de toneladas de concentrado e minério granulado. A barragem de rejeitos está desativada desde outubro de 2012 e é a única do tipo a montante dentre as barragens da empresa.

Foto Santana FM -Sinalização de área de risco na estrada que da acesso à mina da Minerita, que seria atingida caso ocorresse o rompimento da barragem da Arcelor