Morre cardeal dom Serafim Fernandes de Araújo aos 95 anos

8/10/2019 | Minas Gerais

Fonte: O Tempo

 

O cardeal dom Serafim Fernandes de Araújo, da Arquidiocese de Belo Horizonte, morreu aos 95 anos na manhã desta terça-feira (8). Segundo a instituição, ainda estão sendo definidos os detalhes e o horário dos funerais do arcebispo emérito.

 

“O arcebispo dom Walmor e os bispos auxiliares, em oração, estão unidos aos familiares, amigos e fiéis para se despedir”, comunicou a Arquidiocese em nota publicada há pouco.

 

Despedida e homenagens

 

Presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e arcebispo metropolitano de Belo Horizonte, dom Walmor Oliveira de Azevedo, se despediu do cardeal relembrando sua admiração por dom Serafim e o legado por ele traçado ao longo de mais de meio século de dedicação à comunidade de fé.

 

“O cardeal dom Serafim Fernandes de Araújo é presença admirável no coração do amado povo de Deus. Ao longo de mais de cinquenta anos de dedicação à Arquidiocese de Belo Horizonte, o cardeal deixa um legado de especiais feitos. Sua caminhada missionária fez crescer no coração de cada pessoa, principalmente cristãos católicos de nossa amada Arquidiocese, o amor a Jesus Cristo e à Igreja. Por isso também, no coração de todos estará sempre a gratidão, a admiração e o respeito por dom Serafim”, se emocionou dom Walmor.

 

A instituição católica também homenageou a trajetória do cardeal e relembrou uma passagem tão simbólica por ele dita em algumas ocasiões. “‘Na palma da mão de Deus’, expressão tão bonita, tão marcante, muitas vezes dita de forma serena por dom Serafim, é o lugar onde hoje o nosso Arcebispo descansa”.

 

Infarto

 

Há quatro anos, o arcebispo emérito passou seis dias internado no Hospital Madre Teresa, região Oeste da capital. Dom Serafim deu entrada na unidade médica com quadro clínico de síndrome coronária aguda, que evoluiu para infarto do miocárdio. À época, dom Walmor e os bispos auxiliares pediram orações pela recuperação do cardeal.

 

Vida episcopal

 

A Paróquia Nossa Senhora das Dores, no bairro Floresta, região Centro-Sul da capital, recebeu a Missa em Ação de Graças pelos 60 anos de vida episcopal do cardeal.

 

Bispo mais novo do Brasil

 

Nascido em Minas Novas, no Vale do Jequitinhonha, no dia 13 de agosto de 1924, Dom Serafim Fernandes de Araújo fez seminário em Diamantina. Lá, ele se formou em Humanidades em 1942 e em Filosofia em 1944 (licenciatura em filosofia), sendo escolhido para estudar em Roma, onde fez mestrado em Teologia e Direito Canônico na Pontifícia Universidade Gregoriana.

 

Ordenado bispo em 7 de maio de 1959, aos 34 anos, foi considerado o mais novo bispo do Brasil. Em Belo Horizonte, assumiu cargos de vigário geral, administrador e diretor de Ensino Religioso da Arquidiocese, além de tornar-se professor de Cultura Religiosa e reitor por anos da PUC Minas.

 

Ele assumiu a Arquidiocese de Belo Horizonte no dia 5 de fevereiro de 1986. Foi nomeado cardeal em 18 de janeiro de 1998 e a cerimônia de início de seu percurso foi celebrada no mês seguinte pelo Papa João Paulo II. Tornou-se arcebispo emérito a capital mineira em 2004, quando dom Walmor Oliveira de Azevedo assumiu a Arquidiocese de Belo Horizonte.

 

Veja também