Municipalização de escolas estaduais de Itaúna é discutida

17/06/2021 | Educação, Itaúna, Política

O tema foi discutido na tarde desta quinta-feira – Foto: Divulgação / Prefeitura de Itaúna

 

 

O Prefeito de Itaúna, Neider Moreira, se reuniu com o secretário de educação, Weslei Lopes e com os vereadores de Itaúna na tarde dessa quinta-feira,17/06, a fim de discutir sobre a municipalização das escolas estaduais do ensino fundamental (1º a 5º ano) de Itaúna.

 

O projeto foi repudiado por alguns profissionais da área da educação da cidade, os quais fizeram um abaixo-assinado contra esse projeto, intitulado “Mãos Dadas”. “Vamos fazer termos voz e sermos representados naquilo que queremos para nossos filhos”, declararam os profissionais que assinaram o abaixo-assinado.

 

“Além da avaliação dos benefícios que esse processo trará para o município e para a comunidade, os edis puderam fazer suas considerações e sanar dúvidas acerca do assunto.

 

O projeto denominado “Mãos Dadas” estimula que o município assuma turmas dos anos iniciais do Ensino Fundamental de escolas estaduais. O processo não acarreta prejuízos ao professor efetivo da rede estadual, resultando a municipalização em alterações administrativas e pedagógicas. Os alunos terão maior proximidade da escola com a Secretaria Municipal de Educação, além de um ensino mais eficiente.

 

O intuito desse processo é fomentar a proximidade e suprir as necessidades pedagógicas, de maneira que as demandas da comunidade escolar sejam melhores captadas, entendidas e colocadas em prática – ao passo que a rotina da escola estaria mais próxima da cidade”  relata a nota.

 

“Estamos dando continuidade a um processo da Constituição de 1988 que deu destaque à universalização do Ensino Fundamental. Isso trará um beneficio imenso tanto financeiro quanto para a comunidade, que passará a ter do 1º ao 5º anos municipalizados com um ensino muito superior. O município, fazendo a adesão ao projeto, o governo sinaliza com um repasse para que seja investido na ampliação das salas e construção de nova escola”, ressalta o prefeito Neider Moreira de Faria.

 

 

 

 

Veja também