Municípios começam a receber 1,3 milhão de testes

3/02/2022 | Minas Gerais

Distribuição de nova remessa de kits de diagnóstico rápido já começou – Fábio Marchetto / Agência Minas

 

 

Belo Horizonte, Contagem, Uberlândia, Divinópolis e Patos de Minas são as cinco cidades que vão receber as maiores quantidades de testes de diagnóstico rápido de Covid-19. Ao todo, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) vai entregar 1.306.320 de kits para exame e a distribuição começou nesta quarta-feira (2). Confira se sua cidade está na lista.

 

Segundo a SES, a expansão do diagnóstico em larga escala ajuda no monitoramento da situação epidemiológica e no direcionamento dos esforços para a conter a pandemia no estado.

 

Os testes estão sendo encaminhados às Unidades Regionais de Saúde (URSs) por meio dos Correios, e o prazo estimado de entrega é de 48 horas. As URSs farão a distribuição para os municípios que se encontram em sua região de abrangência.

 

Desde o início da pandemia, a SES-MG disponibilizou para os municípios um total de 2.659.580 testes rápidos para a detecção de antígeno SARS-CoV-2. Além disso, são realizados testes RT-PCR na rede pública de laboratórios referenciados do estado.

 

Os testes rápidos de antígenos em distribuição deverão ser utilizados na testagem dos casos suspeitos de Covid-19, mesmo aqueles com a forma leve da doença.

 

Positividade

 

Segundo levantamento da SES-MG realizado junto à Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte, houve uma elevação gradativa de casos positivos ao longo de janeiro. O percentual evoluiu de 14,7% na primeira semana, para 28,7%, 40,5% e 41,7%, respectivamente, nas semanas consecutivas. Os dados relativos à porcentagem de testes positivos no estado estão em consolidação pelos técnicos da SES-MG.

 

Por Hoje em Dia 

 

 

Veja também