NO AR AGORA

Rádio Santana FM

Itaúna, 19 de junho de 2021

neurologistas pronto socorro

 

 

 

 

 

A equipe de neurologistas contratada pela Prefeitura de Itaúna começa a tender à população a partir deste sábado, 01/08, no Pronto Socorro do Hospital Manoel Gonçalves.

 A contratação foi possível por intermédio do Prefeito que definiu que a verba recebida do Governo do Estado, por meio da Rede de Resposta ao Trauma, da Secretaria de Estado da Saúde, que incluiu Itaúna, o Pronto Socorro e o Hospital Manoel Gonçalves como participantes do programa.

A Secretaria de Estado de Saúde repassará um incentivo financeiro mensal no valor de R$ 200 mil/mês e o prefeito Osmando determinou então, que este valor fosse imediatamente revertido para ações de melhorias no atendimento através da contratação do atendimento em neurologia, dentre outras ações.

Dos Serviços a serem prestados:

A Equipe de Neurologia foi constituída tendo profissionais de Itaúna e da equipe de neurologia do Hospital das Clínicas em BH.

A Equipe é responsável por plantão não presencial 24 horas por dia, 7 dias por semana, a partir de 01 de agosto de 2015.

A Equipe é responsável por atendimento telefônico imediato aos médicos plantonistas para primeiras orientações e ciência dos casos.

A Equipe é responsável por assumir os casos neurológicos que sejam necessários presencialmente, dentro do intervalo máximo de 12 horas.

Os médicos contratados prestarão assistência também aos pacientes que vierem a ser internados no hospital Manoel Gonçalves.

Serão realizadas cirurgias neurológicas de média complexidade, de acordo com a capacidade instalada do hospital. “Estas cirurgias irão atender pacientes que apresentarem quadro, por exemplo, de AVC hemorrágico, que antes chegavam a ficar esperando transferência para outro hospital por até 7 dias”, explica Ângela Gonçalves Amaral, Secretária de Saúde.

Os atendimentos serão exclusivos e focados nos casos de urgência e emergência e não abrangerão casos crônicos ou ambulatórias, triados como verde ou azul no protocolo de Manchester. Estes pacientes continuarão sendo atendidos na policlínica Dr Ovídio, através de marcação prévia de consulta.