NO AR AGORA

Rádio Santana FM

Itaúna, 27 de novembro de 2020

Foto Reprodução SAAE

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto, de Itaúna (SAAE) contratou a empresa Quantum–Engenharia e Consultoria–LTDA, de Belo Horizonte, para a prestação de serviços de coleta de resíduos sólidos do município, por meio de 06 novos veículos, além de possuírem compactadores de 15 a 19 metros cúbicos.

A contratação da Quantum foi realizada através de licitação na modalidade Concorrência nº 006/2019, pelo valor total máximo de R$ 2.636.016,84 (dois milhões, seiscentos e trinta e seis mil, dezesseis reais e oitenta e quatro centavos) pelo período de 12 meses, com pagamento mensal de R$ 219.668,07 (duzentos e dezenove mil, seiscentos e sessenta e oito reais e sete centavos).

Segundo o Gerente de Resíduos Sólidos, Ronan de Souza Santos, atualmente, são 3 rotas de coleta de resíduos úmidos no município, sendo 2 rotas diurnas e 1 rota noturna, com todos os veículos percorrendo, periodicamente, 120 quilômetros em média, dentro do perímetro urbano, para coletar aproximadamente 50 toneladas de resíduos por dia, ou algo próximo de 1.240 toneladas de resíduos úmidos mensais.

Além desta coleta, também há dois caminhões de carroceria aberta que fazem o recolhimento do resíduo úmido nas comunidades rurais da cidade. Sua pesagem diária/mensal já está somada aos valores já referenciados acima. Também, existe um outro caminhão, que presta serviço de recolhimento de móveis e eletroeletrônico inservíveis, conhecido como Serviço Cata-Móveis, que pode ser aderido de forma gratuita, com agendamento prévio pelo número 3243-6691.

O serviço de coleta de resíduos sólidos/lixo seco é feito por meio da Cooperativa de Reciclagem e Trabalho–Coopert que, por mês, coleta cerca de 325 toneladas de lixo reciclável, o que contribui de forma significativa para a redução de danos ao meio ambiente e com a geração de empregos formais para os catadores.

 

Atenção para os dias da Coleta Seletiva

 

Bairros Área 1-Sentido Piaguassu

Lado esquerdo da Avenida Jove Soares

LIXO SECO – SEGUNDA, QUARTA E SEXTA

LIXO MOLHADO – TERÇA, QUINTA E SÁBADO

 

Bairros Área 2-Sentido Cidade Nova

Lado direito da Avenida Jove Soares

Lixo Seco – Terça, Quinta e Sábado

Lixo Molhado – Segunda, Quarta e Sexta