NO AR AGORA

Rádio Santana FM

Itaúna, 27 de novembro de 2020

 

Nova flexibilização da reabertura de bares é autorizada por Comitê Gestor em Pará de Minas – Foto reprodução

 

O Comitê Gestor de Enfrentamento ao Coronavírus, em Pará de Minas, composto por membros da Prefeitura, Câmara Municipal, Ministério Público, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, OAB, CDL e Ascipam aprovou nessa quinta-feira (2), durante reunião por videoconferência, nova flexibilização da reabertura de bares no município.

As medidas de segurança serão as mesmas do Decreto anterior quanto aos dias e horários, bem como quanto a obrigatoriedade de respeitar o limite de pessoas no local, uso de máscara, distanciamento e disponibilidade de álcool 70.

 

Bares já haviam sido liberados

No dia 11 de junho, os bares já haviam sido liberados para funcionar, porém, após constatação de que vários estabelecimentos da cidade e das comunidades rurais extrapolaram as normas de funcionamento nos primeiros dias da flexibilização para o setor, o Comitê Gestor revogou o decreto no dia 22.

Entre as principais infrações denunciadas estavam a aglomeração de pessoas, tanto dentro como na porta do estabelecimento, ausência de equipamentos de proteção para os funcionários, e clientes resistindo ao uso de máscaras para ter acesso ao local.

O funcionamento estendido também foi denunciado, pois o decreto municipal permite atendimento somente das 17h30 às 23h30, e alguns bares fecharam as portas em plena madrugada. Outra infração grave foram os shows musicais, que estão totalmente proibidos.

 

Procurador-geral do município, Hernando Fernandes da Silva – Foto reprodução

 

Para funcionarem novamente, somente aos fins de semana, todos esses estabelecimentos deverão seguir as normas de restrição e protocolos de segurança, estabelecidas no novo decreto, como explica o procurador-geral do município, Hernando Fernandes da Silva. da Silva. Segundo ele, a partir de agora, a fiscalização será mais rigorosa em Pará de Minas, com o objetivo de evitar o desrespeito ao decreto, que será publicado ainda nesta sexta-feira (3):

Os parquinhos e espaços kids desses estabelecimentos não poderão receber crianças. O novo decreto terá vigência até o dia 14 de julho, e caso seja observada situação de maior risco na cidade, em relação à propagação do vírus, a flexibilização será retroagida.

Durante a reunião, foram analisados vários pedidos de flexibilização de outros setores, porém, por meio de votação, o Comitê optou por discutir as pautas na próxima semana. O Decreto será publicado ainda nessa sexta. 03/07

 

Em Para de Minas, 58 dos 69 pacientes confirmados com coronavírus já estão curados

 

Em Pará de Minas, conforme boletim da Secretaria Municipal de Saúde, divulgado nessa quinta-feira (1º), o número de pessoas que testaram positivo para coronavírus está em 69, sendo que 58 já foram curadas, 9 estão sendo acompanhadas em casa e duas estão internadas. Ainda segundo a pasta, até o momento, o município notificou 840 casos, sendo que 122 estão em acompanhamento e 762 exames deram negativo.

Nenhuma morte por COVID-19 em Pará de Minas está sob investigação. Na Região Centro-Oeste de Minas, Divinópolis está com 11 mortes confirmadas por coronavírus. Já Carmo da Cajuru, Nova Serrana e Piumhi estão com 3. Capitólio tem 2. Martinho Campos, Lagoa da Prata, Moema, Bom Despacho, Luz e Formiga estão com um falecimento cada.

Do CDL Pará de Minas / Com o JC Noticias