NO AR AGORA

Rádio Santana FM

Itaúna, 20 de janeiro de 2021

Foto Divulgação – DRE-MG

 

Três novos radares de controle de excesso de velocidade estão em funcionamento a partir desta terça-feira (12), na BR-135, em Minas. Os equipamentos estavam instalados na via desde 5 de janeiro, mas, até então, operavam em modo educativo.

Agora, motoristas que desrespeitarem os limites estabelecidos serão multados nos quilômetros 408,80, e 413,95, em Bocaiúva, no Norte de Minas. O primeiro com velocidades máximas permitidas de 100 km/h e 80 km/h, para veículos leves e pesados, respectivamente. Já o segundo, até 60 km/h.

Ainda conforme o Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas (DER-MG), o terceiro equipamento foi instalado no quilômetro 602,3, em Curvelo, na região Central. Lá, a máxima permitida é 60 km/h.

Com os novos dispositivos, o DER-MG administra 467 radares fixos nas rodovias mineiras. Até o fim do ano, Minas Gerais deve chegar a 800 aparelhos de controle de excesso de velocidade nas vias estaduais.

A intenção do governo é que todos os aparelhos tenham a tecnologia de leitura de placas de veículos, que ajuda a identificar, por exemplo, carros com documentação irregular. Hoje, o sistema já funciona em um terço dos que estão instalados.

Segurança

O DER destaca que o controle eletrônico de velocidade tem como principal objetivo garantir a segurança dos usuários que transitam pelas rodovias mineiras. Por isso, orienta os motoristas a respeitarem os limites estabelecidos para cada trecho, independentemente da presença dos equipamentos.

No site, há a relação completa dos radares fixos em operação no estado, incluindo a localização e a velocidade máxima permitida.

Por Hoje em Dia