NO AR AGORA

Rádio Santana FM

Itaúna, 4 de agosto de 2021

obama reuniao iraque japao

 

 

 

O presidente Barack Obama receberá em 14 de abril o primeiro-ministro iraquiano Haider al Abadi, anunciou a Casa Branca.

“A visita do primeiro-ministro destaca a associação estratégica entre Estados Unidos e Iraque, e o forte compromisso dos Estados Unidos com a cooperação política e militar com o Iraque na luta conjunta contra o Estado Islâmico”, indica um comunicado oficial.

Segundo o texto, os dois dirigentes discutirão uma série de temas, incluindo o apoio dos Estados Unidos ao Iraque para enfraquecer e, em última instância, destruir o Estado Islâmico, e avançar nas relações bilaterais para intensificar os laços políticos, comerciais e culturais.

Premiê japonês

Já no dia 28 de abril o primeiro-ministro do Japão Shinzo Abe encontrará o presidente norte-americano, em um momento em que os dois países estão prestes a recordar os 70 anos do fim da II Guerra Mundial, anunciou a Casa Branca.

A luta contra a mudança climática e as negociações sobre a associação Trans-Pacífico (TPP) – acordo de livre comércio que compreenderá 12 países, entre os quais o Japão, mas não a China –  figuram entre os temas da agenda dos dois dirigentes.