NO AR AGORA

Rádio Santana FM

Itaúna, 5 de abril de 2019

Foto: Divulgação Prefeitura/Obras do Museu Municipal começam na próxima segunda (4)

Alisson Eustáquio

Santana FM

As obras no Museu Municipal Francisco Manoel Franco irão começar na próxima segunda (4) de acordo com o Prefeitura Municipal de Itaúna. Em solenidade no gabinete do Prefeito Neider Moreira (PSD) na tarde da última quinta (31), foi assinado pelo chefe do executivo e também pelo responsável da empresa que prestará o serviço, o contrato que autoriza o início das obras.

Foto: Divulgação Prefeitura/Obras do Museu Municipal começam na próxima segunda (4)

Estiveram presentes na reunião alguns moradores que moram perto do museu e da pracinha João Pessoa, chefe de gabinete, o secretário de regulação urbana e um dos autores do projeto Paulo de Tarso, além dos vereadores Alexandre Campos (MDB), Gláucia Santiago (PSB) e Hudson Bernardes (PSC).

Na ocasião o prefeito explicou todo o projeto do museu que passará por uma reforma completa, como nos banheiros, parte elétrica, construção de uma área de café além da parte externa que passará por mudanças junto com a pracinha. Uma das novidades será o deslocamento da charmosa “Maria Fumaça” que ficará ao lado do museu e não na frente como está atualmente.

Em entrevista ao Jornalismo Santana FM Neider Moreira explica que o museu faz parte da história da cidade e que por isso deve ser reestruturado.

“Primeiro é preciso que a gente se lembre da história do município e a praça da estação tem tudo a ver com essa história, afinal de contas datam 1911 quando o município tinha 10 anos de emancipação política administrativa. Então é importante ter isso em mente, entendendo que é preciso fazer a reocupação daquele espaço. A recuperação do museu, o reposicionamento da “Maria Fumaça”, construção de um café cultural no museu e ocupação do espaço ao entorno é fundamental para que a gente faça uma nova ocupação do espaço público e que o ambiente seja mais familiar. Tudo isso é muito importante, naturalmente fazendo isso estaremos fazendo de maneira como consequência propriamente dito a recuperação e preservação da história do município”, conta.

O prefeito ainda destaca que o dinheiro da obra é de um fundo reservado para investimentos na área da cultura. Por isso não teve nenhuma alteração por causa dos atrasos de repasses do governo.

“Esse dinheiro é do fundo da cultura, que está reservado para poder executar a obra. A construtora objeto ganhadora do certame hoje já demos essa obra de serviço então já pode começar a obra e estamos com negociações finais com a iniciativa privada que vai nos ajudar a fazer a requalificação da praça João Pessoa”, explica o chefe do executivo.

O secretário de regulação Urbana Paulo de Tarso Nogueira disse que o projeto tem uma interação entre o museu, a pracinha e a biblioteca municipal.

“O projeto tem a duração de 5 meses. O projeto com um museu moderno, tem um conceito diferenciado, nós vamos fazer uma integração do museu, com a praça e a biblioteca. Vai dar uma harmonia para o local e para aquela região, que os moradores a anos reclamam da situação daquele espaço. Será um lugar para levar a família, vai ter muitas peças culturais, muitos eventos para sempre estar movimentando aquele espaço”, conta Paulo.

O presidente da Câmara Municipal de Itaúna Alexandre Campos disse que sempre esteve cobrando junto com outros vereadores a reforma do museu.

“Essas obras vão de encontro com a situação que está lá hoje, um museu completamente abandonado, vai preservar a nossa educação e cultura na cidade. Um projeto desenvolvido por várias mãos da prefeitura, secretaria de regulação urbana, secretaria de infraestrutura, secretaria de educação e também pela câmara de vereadores, em um papel de cobrança da vereadora Gláucia e do vereador Lacimar e eu também que desde o início do mandato a gente vem levantando essa bandeira”, conta Alexandre.

A vereadora Gláucia disse que irá continuar fiscalizando para que tudo seja entregue dentro do prazo.

“Eu acho uma grande conquista, porque desde o começo do mandato eu, o vereador Alexandre e o Três temos acompanhado essa luta, essa briga para que ali volte a ser um espaço bonito, um espaço habitável para Itaúna e esse recurso é próprio para isso. Eu avisei ali, que agora eu vou cobrar mais ainda, a gente já cobra muito, já somos chatos, mas tem que continuar cobrando para que realize o mais rápido possível”, conta.

O museu está fechado para visitação desde 2014. Durante todo este tempo a população itaunense se questiona até quando o mesmo ficaria fechado. Foram muitas reclamações que chegaram ao Jornalismo Santana FM.

Foto: Divulgação Prefeitura/Obras do Museu Municipal começam na próxima segunda (4)