NO AR AGORA

Rádio Santana FM

Itaúna, 2 de dezembro de 2020

 

 

Os militares do 10º Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar, com sede em Divinópolis, efetuaram a Operação “Alerta Vermelho”. A ação consiste em realizar orientações e prevenção em áreas comerciais de Divinópolis, Formiga, Oliveira, Pará de Minas, Itaúna e Nova Serrana. A operação ocorre simultaneamente em todo estado.

Segundo o Corpo de Bombeiros, os comerciantes e funcionários dos estabelecimentos visitados foram orientados quanto às medidas de segurança contra incêndio e pânico, bem como, receberam orientações quanto à prevenção de incêndios. Os militares não disseram quantos estabelecimentos foram visitados.

Os locais fiscalizados consistem em centros comerciais, estabelecimentos moveleiros, fábricas, supermercados, postos de gasolina, farmácias, padarias, entre outros locais semelhantes.

Segundo o batalhão, a previsão era que este ano fossem realizadas seis operações, mas, depois da primeira em março, as atividades foram suspensas, por conta da pandemia. Os trabalhos foram retomados em outubro; agora, está prevista mais uma ação para o mês dezembro.

A iniciativa busca, prioritariamente, certificar o cumprimento das exigências das medidas de segurança, de modo a garantir a proteção das pessoas e prevenção de incêndios.

 

Operação

A ação promoveu averiguação de itens como o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB), saídas de emergência, sinalização, iluminação de emergência, extintores, instalações elétricas, equipamentos de refrigeração, entre outros, segundo os militares.

A Operação “Alerta Vermelho” começou em 2017, mas este ano foi paralisada por conta da pandemia, conforme os bombeiros. A ação é dividida em duas fases: nos dois primeiros anos, em 2017 e 2018, o trabalho foi no sentido orientativo e preventivo; de 2019 até então, o trabalho ocorre no sentido de fiscalização e prevenção.