NO AR AGORA

Rádio Santana FM

Itaúna, 28 de maio de 2019

Mandados de prisão contra foragidos da Justiça envolvidos em crimes graves como homicídio e feminicídio são cumpridos em cidades do Centro-Oeste de Minas. A ação da Polícia Civil faz parte da Operação “Cronos II”, que cumpre nesta terça-feira (28) mandados de prisão em todo o país.

Segundo informações preliminares do delegado regional, Leonardo Pio, a Operação está sendo realizada em 50 cidades da região. O delegado informou que quatro pessoas foram presas. Contudo, ele não deu detalhes sobre as prisões.

A operação tem apoio do Ministério da Justiça e é coordenada pelo Conselho Nacional dos Chefes de Polícias Civis (Conpc).

Também são cumpridos mandados no Acre, Alagoas, Amapá, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Pará, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rondônia, Roraima, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Sergipe, Tocantins, São Paulo e interior da região.

Primeira fase

A operação denominada Cronos II é a segunda fase da ação que foi desencadeada em agosto do ano passado. Na época, mais de mil pessoas foram presas em todo o país e 75 adolescentes foram apreendidos. A ação contou com aproximadamente 6,6 mil policiais civis.

A operação surgiu após uma reunião do Conselho Nacional dos Chefes de Polícia Civil, em julho deste ano. Ela foi batizada com o nome do deus grego Cronos, que comanda o tempo. Segundo as autoridades, a escolha faz referência à supressão do tempo de vida da vítima, reduzido pelo autor do crime.