NO AR AGORA

Rádio Santana FM

Itaúna, 20 de abril de 2021

 

Medida tem como objetivo desestimular viagens e a ocorrência de eventos – Foto Rádio Espacial

 

 

Ao contrário das agências bancárias que ficarão fechadas, o comércio de Pará de Minas funciona normalmente nesta segunda(15) e terça (16), durante os dias de Carnaval. Após uma reunião entre CDL – Câmara dos Dirigentes Lojistas, Ascipam e Sindicato dos Comerciários, ficou decidido pelo funcionamento normal nesse ano, uma vez que não haverá ponto facultativo na cidade por parte dos órgãos públicos.

A medida tem como objetivo desestimular viagens e a ocorrência de eventos que possam gerar aglomerações e provocar o aumento de infecções pelo coronavírus, explicou Adílson Alves da Silva, coordenador de Comunicação e Eventos da Ascipam.

Ao contrário do que muitos acreditam, a segunda-feira de carnaval nunca foi considerada feriado. O comércio mantinha as portas fechadas em função do acordo firmado entre as entidades de classe. O calendário nacional dedica o 30 de outubro ao Dia do Comerciário.

Para que todos aproveitassem a folga de uma só vez e sem prejuízos para os comerciantes, chegou-se ao consenso de que a segunda-feira de carnaval seria ideal, pois, associada ao ponto facultativo da terça-feira (decretado pela Prefeitura), os trabalhadores poderiam desfrutar de um descanso prolongado.

Para este ano, existe um Termo de Compromisso, firmado em Pará de Minas, para transferir a folga para outra data, como explica Adílson Alves.

 

Decreto de suspensão dos pontos facultativos

Na última sexta-feira (12), a Prefeitura de Pará de Minas publicou o decreto 11.447, reforçando a suspensão dos pontos facultativos de Carnaval em 2021. No documento ficam proibidos até o dia 18 de fevereiro na cidade, a utilização de vias, praças e outros locais públicas para práticas de atividades carnavalescas, que possam gerar aglomerações.

Também estão proibidos o uso de estabelecimentos e veículos para promoção de festas, como explica o procurador-geral do município, Hernando Fernandes, que cita as punições em caso de descumprimento. Ele ainda destaca que todos os órgãos públicos do município vão trabalhar normalmente durante o Carnaval.

 

Governo de Minas 

O governo estadual também decidiu não conceder ponto facultativo nos dias de carnaval. Com isso, os servidores estaduais não terão recesso e nem folga.

Por JC Notícias 

 

Governo de MG: Não haverá ponto facultativo no Carnaval

 

 

 

Lei permite abertura do comércio e decreto proíbe aglomerações no Carnaval

 

 

 

Ao contrário de cidades da região, Itaúna decreta ponto facultativo no Carnaval