Outono começa no domingo; veja previsão para o fim de semana

18/03/2022 | Centro-Oeste

A previsão é de que as chuvas devem permanecer abaixo da média – Foto Giovanna Letícia

 

 

O próximo domingo (20) será marcado pelo término do verão e pela chegada do outono nos países do hemisfério sul. A expectativa é que a estação registre menos chuvas do que a média histórica na maior parte da Região Sudeste, incluindo o Centro-Oeste de Minas.

 

O outono é considerado uma estação de transição entre o verão quente e úmido e o inverno frio e seco. O professor do Instituto de Geografia da Universidade Federal de Catalão (UFCAT),  Rafael de Ávila Rodrigues, explica as principais características desse período do ano.

 

O mapa abaixo, produzido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) com dados coletados entre 1961 e 2010, mostra os índices de chuva que costumam ser registrados no país durante o outono. Para o Centro-Oeste de Minas, o estudo mostra que a média anual de precipitação no período fica entre 100 e 200mm.

 

Mapa do Inmet mostra índices de chuva registrados historicamente no outono no Brasil — Foto: Inmet/Divulgação

Mapa do Inmet mostra índices de chuva registrados historicamente – Foto: Inmet/Divulgação

 

 

Porém, para 2022, o instituto indica que a previsão é de que as chuvas devem permanecer abaixo da média nos próximos três meses na Região Sudeste. Segundo o órgão, normalmente, existe uma redução da precipitação sobre essa região a medida que se aproxima do outono, dando início ao período seco.

 

Ainda conforme o Inmet, a temperatura do ar deverá prevalecer próxima e ligeiramente acima da climatologia do período, que é entre 18ºC e 22ºC. Porém, não se descarta a possibilidade da entrada de massas de ar frio que poderão diminuir as temperaturas em localidades de maior altitude a partir do mês de maio.

 

O último fim de semana do verão será de temperaturas máximas acima dos 30ºC nas cidades do Centro-Oeste de Minas. Entre esta sexta-feira (18) e o domingo (20), não há chuva prevista para as principais cidades da região e, por isso, o tempo deve ficar firme.

 

De acordo com o climatologista Ruibran dos Reis, uma massa de ar quente que está sobre Minas Gerais tem dificultado a formação de nuvens de chuva no estado.

 

“A massa está fazendo um bloqueio à chegada de frentes frias e o ar descendente dificulta a formação das chuvas de verão”, explica. O Sistema de Meteorologia e Recursos Hídricos de Minas Gerais (Simge) e o Inmet também não preveem chuvas significativas para a região nos próximos dias.

 

Previsão em algumas cidades

 

Itaúna 16°C – 33°C

Pará de Minas 16ºC – 33ºC

Divinópolis 15°C  – 34ºC

Nova Serrana 17ºC – 33°C

 

Por Inmet/Simge/ G1

 

 

Veja também