NO AR AGORA

Rádio Santana FM

Itaúna, 1 de dezembro de 2020

Reservatório de água – Foto reprodução SAAE

 

Diversas pessoas de Itaúna reclamam da falta de água ao longo da semana,  alguns deles afirmaram estar sem água desde quarta-feira. Moradores dos Bairros: Veredas, Centro, Cerqueira Lima, Padre Eustáquio, Leonane e Várzea da Olaria, entre outros entraram em contato com o Jornalismo da Rádio Santana  para relatar transtornos causados pela falta de abastecimento.

No início da manhã de terça-feira 18/8, foi identificado um desequilíbrio no sistema de reservação do Reservatório Geral da Estação de Tratamento de Água–ETA, o que provocou o desabastecimento da Região Central e parte da Região Leste do Município.

Além deste fato, foram identificados o rompimento de duas importantes adutoras. Na madrugada de quinta-feira 20/8, a adutora que abastece o reservatório do Bairro Veredas. Já na manhã desta sexta-feira 21/8, a adutora que abastece o reservatório do Bairro Jadir Marinho também se rompeu, causando um novo desequilíbrio no sistema de abastecimento central, que ainda se encontrava em processo de recuperação.

“A equipe técnica operacional  monitora e trabalha de forma ininterrupta, a fim de solucionar o problema e restabelecer a normalização do sistema de abastecimento das áreas atingidas. Neste momento, todas as regiões do Município estão recebendo água, salvo a região central e parte baixa do bairro Piedade, que tem previsão de restabelecimento ao final da tarde de hoje, caso não haja nenhum outro incidente. Entretanto, é importante frisar que em algumas localidades em que é necessário maior pressurização, poderá haver dificuldade no abastecimento e, consequentemente, pontuais episódios de falta d`água, até que seja normalizado o sistema. Desde já, pedimos desculpas pelos transtornos causados” afirmou o SAAE.

Em nota divulgada neste sábado, o órgão alertou sobre a possibilidade da falta de água em diversos bairros:

“Informamos que devido ao processo de restabelecimento dos sistemas de abastecimento de algumas áreas que ainda se encontram comprometidos na região central e lado leste da cidade (região próximo ao Veredas e Jadir Marinho), neste sábado, a partir das 13h até o fim da noite, o fornecimento do lado oeste da cidade precisará ser suspenso.

O lado oeste da cidade é abastecido pelo reservatório R7, localizado no bairro Novo Horizonte e que compreende os seguintes bairros:

NOVO HORIZONTE, GARCIAS, AEROPORTO, CHÁCARA DO QUITÃO, RESIDENCIAL SÃO GERALDO, SÃO GERALDO, PARQUE JARDIM, RES. SANTANENSE, SANTANENSE, MORADA NOVA, CIDADE NOVA I, II E III, MURILO GONÇALVES, PEIXOTAS, ITAUNENSE, SANTA EDWIGES, TRÊS MARIAS, GODOFREDO GONÇALVES, VALE DOS IPÊS, ALPHAVILLE, BELVEDERE, TROPICAL, PIEDADE, CERQUEIRA LIMA, GRAÇAS, JOÃO PAULO II, GRANJA GLÓRIA, PROXIMIDADES DO HOTEL GRANJA GLÓRIA, BAGAGINHA, DISTRITO INDUSTRIAL, INTERCAST, VALE DAS AROEIRAS E AS COMUNIDADES RURAIS DE CAMPOS, LOPES, CDI, FAZENDINHA E REGIÕES PRÓXIMAS.

Tal ação visa equilibrar o fornecimento dos bairros afetados pelo desabastecimento desde a quarta-feira (19). Para que possam compreender, um reservatório depende do outro, se um vai mal, acaba por comprometer todo o sistema de abastecimento da cidade. Contudo, pedimos a compreensão dos usuários para que usem água com moderação.”