NO AR AGORA

Rádio Santana FM

Itaúna, 20 de abril de 2021

Fachada da Policlínica de Igarapé. na Grande BH – Foto: Prefeitura de Igarapé/Divulgação

 

 

A Polícia Civil vai periciar, nesta segunda-feira (15), uma possível pane elétrica em um refrigerador da Policlínica de Igarapé, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, onde estariam armazenadas centenas de vacinas contra a Covid-19.

Segundo a prefeitura, 229 doses foram perdidas por causa do problema – ou 37% de todas as 612 que foram recebidas na cidade, em três lotes. Por causa do problema, a vacinação teve que ser temporariamente suspensa.

Igarapé já teve, até o momento, 1.300 moradores infectados com Covid-19, dos quais 25 acabaram morrendo, segundo dados do governo estadual. Ainda segundo o vacinômetro do estado, 90 pessoas foram vacinadas na cidade até esta segunda (15).

Pelas redes sociais, a Prefeitura de Igarapé comunicou que houve uma pane elétrica em um dos refrigeradores de vacina da Secretaria Municipal de Saúde, ocorrida neste fim de semana.

“A prefeitura está tomando todas as providências para averiguar o motivo da pane, bem como a reparação imediata”, diz a publicação.

Ainda de acordo com o comunicado, a secretaria esclareceu que solicitou uma avaliação das doses das vacinas para verificar se foram prejudicadas e que, enquanto isso, por precaução, foi suspensa temporariamente a vacinação contra a Covid-19.

 

“A prefeitura se compromete a brevemente informar à população sobre as causas deste problema, bem como as soluções tomadas”, finaliza o comunicado.

 

A Polícia Civil informou que a perícia foi acionada para o local. “Neste momento, os investigadores fazem os levantamentos iniciais e outras informações serão passadas em momento oportuno”, disse a assessoria de imprensa, no início da tarde.

Governo abre investigação

A reportagem perguntou ao governo do estado se a Secretaria de Estado de Saúde tem alguma reserva para casos como este, se há alguma recomendação a respeito do plano de vacinação quando há perda de vacinas e se o governo avalia alguma ajuda para a cidade após o incidente.

O governo informou apenas que deu início a investigação sobre o ocorrido. Leia a resposta na íntegra:

“A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) informa que a perda de vacinas de Covid-19 no município de Igarapé já está sendo acompanhada pela Superintendência Regional de Saúde de Belo Horizonte (SRS-BH). O fluxo de investigação de perda de imunobiológicos já está sendo seguido. Referente à reposição de doses, qualquer definição sobre o fato é realizada após a conclusão da investigação.”

 

Por G1