NO AR AGORA

Rádio Santana FM

Itaúna, 27 de novembro de 2020

 

Atlético do goleiro Rafael busca quarta vitória no Campeonato Brasileiro – Foto: Bruno Cantini/Atlético

 

Empolgado pelas três vitórias seguidas na largada do Campeonato Brasileiro, o Atlético tem os desafios de seguir com aproveitamento de 100% dos pontos disputados e manter a liderança. Para isso, os comandados do técnico Jorge Sampaoli enfrentam o Botafogo, no Rio de Janeiro. A partida, válida pela quarta rodada, está marcada para 21h30 desta quarta-feira, no Estádio Nilton Santos.

Outros dois times têm pontuação perfeita na competição. Com um jogo a menos que a maioria dos concorrentes, Vasco e Bahia somaram os seis pontos possíveis nas duas partidas que disputaram – três a menos que o ponteiro Atlético. Nesta rodada, visitam Ceará e São Paulo, respectivamente, a partir das 20h desta quinta-feira.

Além de manter a liderança, uma vitória sobre o Botafogo significaria ao time de Sampaoli registrar o melhor início do Atlético na história dos pontos corridos. Neste formato de disputa, a equipe mineira nunca manteve 100% de aproveitamento após quatro rodadas.

Antes de 2020, o melhor início foi registrado na última temporada, quando os então comandados de Rodrigo Santana venceram as três primeiras. Depois, porém, o desempenho caiu vertiginosamente e resultou numa amarga 13ª colocação ao fim da competição.

Considerado também o período anterior a 2003 – ano em que os pontos corridos foram adotados como formato de disputa -, o Atlético só concluiu a quarta rodada com aproveitamento perfeito em duas oportunidades: em 1977 e 1980. Os desfechos daquelas históricas equipes, porém, foram igualmente frustrantes, com derrotas nas finais do campeonato, para São Paulo e Flamengo, respectivamente.

 

Do Uai